21/03/19 |   Agricultura familiar

Agricultores familiares e técnicos da lavoura comunitária realizam visita à Fazenda Capivara da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Sebastião Araujo

Sebastião Araujo - Os agricultores familiares de municípios goianos participam de visita técnica na Fazenda Capivara, sede da Embrapa Arroz e Feijão.

Os agricultores familiares de municípios goianos participam de visita técnica na Fazenda Capivara, sede da Embrapa Arroz e Feijão.

Os agricultores familiares da lavoura comunitária, acompanhados de técnicos e gestores municipais de São Francisco de Goiás e de Pirenópolis estiveram na fazenda Capivara, sede da Embrapa Arroz e Feijão, no dia 19 de março, para conhecimento das variedades de arroz do Programa de Melhoramento da Embrapa.

O objetivo da visita técnica foi dar andamento às iniciativas para a produção de arroz na agricultura familiar em São Franciso de Goiás e nos municipios visinhos. Houve, também, o compartilhamento de experiências com os técnicos da Embrapa e troca de experiências de ações sobre manejo das lavouras.

A visita foi conduzida pelos pesquisadores, Adriano Castro e Mábio Chrisley, que integram as equipes dos Programa de Melhoramento e de Fitotecnia da Embrapa Arroz e Feijão; foram apresentadas aos participantes as mais recentes cultivares de arroz lançadas pela Embrapa e também as pesquisas em manejo: sistema de plantio direto, consórcio com forrageiras, controle de plantas daninhas, espaçamento e adubação nitrogenada.

Este é o segundo ano de lavoura comunitaria em São Francisco de Goiás; a produção de arroz neste período tem sido uma das melhores. A safra de 2018 foi recorde, superando todas as edições anteriores e, estima-se, que neste ano a lavoura alcance o mesmo matamar do ano passado.

Acompanharam os agricultores o secretário municipal de agricultura de São Francisco de Goiás, Leandro Assis; o coordenador da Emater de São Francisco de Goiás, Roney Francisco Gama; o diretor de agricultura da secretaria municipal de meio ambiente e agricultura de Pirenópolis, Liberalino de Oliveira Neto; o engenheiro agrônomo da secretaria municipal de meio ambiente e agricultura de Pirenópolis, Alessandro Moura de Souza.

A visita faz parte do trabalho iniciado em 2018 pela equipe do projeto REDEARROZ2 – coordenado pela Embrapa e que é direcionado aos multiplicadores da região; houve, ainda, pelo projeto, a capacitação de técnicos e a implantação de uma Unidade de Construção do Conhecimento (UC) em São Francisco de Goiás. Em abril próximo, no dia 5, haverá o Dia de Campo na UC e, também em abril, uma Oficina de Receitas de Arroz junto aos agricultores do município.

Hélio Magalhães (DRT MG 4911)
Embrapa Arroz e Feijão

Contatos para a imprensa

Telefone: 62 3533-2108

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

agricultura-familar