26/05/20 |   Agricultura familiar

Arroz da Embrapa integra projeto voltado à agricultura familiar no MA

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Sebastiao Araujo

Sebastiao Araujo -

A cultivar de arroz de terras altas, BRSGO Serra Dourada, desenvolvida pela Embrapa Arroz e Feijão e instituições parceiras, vem sendo adquirida há três anos pelo governo do Maranhão para ser distribuída a agricultores familiares dentro do projeto Mais Sementes e Mudas, conduzido pela Secretaria de Agricultura (Sagrima) e órgão estadual de pesquisa e extensão rural  (AGERP). 

 

"Nas safras de 2017 a 2020, foram compradas, pelo projeto Mais Sementes e Mudas, 400 toneladas de sementes da cultivar de arroz de terras altas BRSGO Serra Dourada", informou Rodrigo Sérgio e Silva, da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Arroz e Feijão. De acordo como ele, o montante foi adquirido junto a empresas licenciadas pela Embrapa para a multiplicação de sementes da BRSGO Dourada.

 

A BRSGO Serra Dourada é uma cultivar de arroz de terras altas desenvolvida para a agricultura familiar, por meio de melhoramento participativo, quando pesquisadores, profissionais da extensão rural e agricultores avaliam em conjunto linhagens de arroz, selecionando aquela que será lançada como cultivar recomendada para plantio. A BRSGO Serra Dourada foi lançada em 2009 e contou com a parceria da Universidade Federal de Goiás (UFG), Secretaria de Agricultura de Goiás, Emater GO e pequenos produtores do Estado.

 

A BRSGO Serra Dourada tem potencial produtivo de 3,5 mil quilos por hectare em experimentos conduzidos pela Embrapa. Possui precocidade (ciclo de 107 dias, da semeadura à maturação) e apresenta rendimento de 57% de grãos inteiros no beneficiamento. É ainda um produto da classe longo-fino, o preferido pelo consumidor brasileiro.

 

Rodrigo Peixoto (MTb/GO 1.077)
Embrapa Arroz e Feijão

Contatos para a imprensa

Telefone: 62 3533-2107

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

arroz-de-terras-altasarrozagricultura-familarbrsgo-serra-dourada