24/10/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa promove mostra de tecnologias para a sociedade cearense

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ricardo Moura

Ricardo Moura - Secretários de Estado conhecem produtos do Laboratório de Processos Agroindustriais

Secretários de Estado conhecem produtos do Laboratório de Processos Agroindustriais

A Embrapa Agroindústria Tropical realizou na última sexta-feira, 20, a mostra de tecnologias “Caju com Inovação”. Reunindo parlamentares, secretários de estado, parceiros e representantes de órgãos e instituições públicas, o evento apresentou inovações tecnológicas da Embrapa que impactam nas cadeias produtivas e econômicas do Estado do Ceará. Além de promover a ciência como ferramenta de transformação, a mostra buscou aproximar instituições de pesquisa, Poder Público e iniciativa privada.

“Neste evento, apresentamos tecnologias que vão do caju ao café. No entanto, somos para além disso. Queremos mostrar a nossa infraestrutura, nossa capacidade técnica, a nossa capacidade de gerar tecnologias e, com isso, de gerar inovação trazendo emprego e renda para o Estado do Ceará”, discursou Gustavo Saavedra, chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical, durante o Caju com Inovação.

Com a presença de autoridades do estado, o Caju com Inovação ressaltou a importância de gerar alianças entre o Poder Público e instituições de pesquisa. Salmito Filho, secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, destaca o encontro como encantador e ressalta que aproximar os setores é imprescindível: “O Brasil e a América Latina precisam dessas experiências: ver pessoas da iniciativa privada, do setor público e das nossas instituições de pesquisa juntas. Essa é a equação que deu certo. Então, precisamos conectar iniciativa privada, setor público e academia para dar mais oportunidades à sociedade”.

Sandra Monteiro, secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Ceará, pontua que estreitar essa conexão é fazer valer os investimentos aplicados ao desenvolvimento de tecnologias que produzem conhecimento. Além disso, a secretária destaca a importância de ter a iniciativa privada junta a esse objetivo: “Para que se faça valer é preciso sensibilizar a ponta. É a sensibilização de que aquela tecnologia é necessária. Em nosso estado existem poucos players grandes, e estes precisam ser sensibilizados para essa transferência como uma oportunidade de negócio".

Durante a ocasião, os convidados puderam conhecer tecnologias da Embrapa que elevam as cadeias produtivas cearenses a um outro patamar de produtividade, bem como os laboratórios de Tecnologias da Biomassa e de Processamento Agroindustrial. Na cajucultura, foram apresentados os clones de cajueiro-anão e seus coprodutos, como a amêndoa de castanha de caju. Para a cafeicultura, a tecnologia clonal também foi destacada. A unidade atua, ainda, no desenvolvimento da tomaticultura, cultivo de banana e em pesquisas que buscam identificar bioativos que revelam a potência da biodiversidade brasileira em produzir ativos funcionais aplicáveis à indústria e à agricultura.

Além da Unidade Agroindústria Tropical, a ocasião apresentou os trabalhos desenvolvidos na Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE), representada por Cícero Lucena, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia. A Unidade atua no melhoramento genético de caprinos e ovinos, além de desenvolver sistemas de produção, saúde animal e produtos como os queijos de leite de cabra.

Ricardo Moura (DRT 1681 jpce)
Embrapa Agroindústria Tropical

Contatos para a imprensa

Lindemberg Bernardo (estagiário de jornalismo)
Embrapa Agroindústria Tropical

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

cajucafe