04/11/23 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Embrapa Roraima mostra contribuições no I Encontro do Polo Cafeeiro de Roraima

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Jeana Beltrão

Jeana Beltrão -

Nos últimos anos a Embrapa Roraima tem desempenhado um papel fundamental no incentivo e avanço da cafeicultura para agricultura familiar em Roraima. No dia 30 de outubro, a instituição participou do "I Encontro do Polo Cafeeiro de Roraima". O evento aconteceu no auditório da Unidade e foi uma realização do Governo do estado de Roraima, por meio do seu Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural - IATER, com apoio da Embrapa Roraima, Sebrae-RR e AGROFOOD.

Voltado para produtores rurais, técnicos de assistência técnica, pesquisadores e estudantes, o evento ofereceu uma programação com palestras e informações técnicas sobre a cafeicultura, com o objetivo de disseminar informações relevantes e promover a implementação da cadeia produtiva do café em Roraima.

O evento contou com a participação das chefias da Unidade, incluindo o chefe-geral, Edvan Chagas, o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Amaury Bendahan, e o chefe adjunto de Transferência e Tecnologia em exercício, Lourenço Cruz, além de diversos pesquisadores.

Durante o evento, Amaury Bendahan, ministrou palestra com o tema "Proposta da Embrapa de Pesquisa e Desenvolvimento para a Cafeicultura em Roraima". Sua apresentação explorou diversos aspectos da pesquisa relacionada às áreas de cultivo de café no estado.

Segundo ele, com o incentivo do governo do Estado para a consolidação de um polo cafeeiro e a participação da iniciativa privada na compra e beneficiamento dos grãos, o cenário atual impõe novos desafios para pesquisa e desenvolvimento. “Para tanto, a Embrapa Roraima se uniu a outras unidades da Embrapa, com experiência na cultura, para propor um programa de pesquisa em café que envolve uma abordagem integrada e multidisciplinar para desenvolver e/ou adaptar tecnologias às condições locais, especialmente nas áreas alteradas de cerrado roraimense”, ressalta.

A programação continuou no período da tarde com uma visita técnica ao Sítio Lua, propriedade da Sra. Maria Antônia Araújo, localizado no Projeto Assentamento CAJU, no município de Bonfim, Roraima. Estiveram presentes o Chefe-Geral, Edvan Chagas, e os Chefes Adjuntos de P&D e TT. A visita proporcionou a oportunidade de conhecer a área de produção da agricultora e fortalecer parcerias entre as instituições envolvidas.

Segundo Edvan Chagas, a participação da Embrapa no I Encontro do Polo Cafeeiro de Roraima demonstra o compromisso da instituição em contribuir para o desenvolvimento sustentável da cafeicultura no estado, fornecendo soluções tecnológicas de produção e suporte técnico com informações valiosas aos produtores locais.

Assessoria de Comunicação- NCO
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Telefone: 4009-7114

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/