19/02/16 |   Transferência de Tecnologia

ATER e Agroecologia são temas de Capacitação e Dia de Campo na Embrapa Arroz e Feijão

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Foto: Sebastião Araújo

Sebastião Araújo -

Cerca de 300 pessoas, entre profissionais de transferência de tecnologia, multiplicadores da extensão rural, agricultores, professores e estudantes de agronomia participaram do III Dia de Campo na Fazendinha Agroecológica da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO), na manhã do dia 19 de fevereiro. O objetivo foi apresentar e discutir técnicas aplicadas em adubação verde e fertilizantes alternativos, sistemas de produção de base agroecológica, sistemas agroflorestais - manejo de pragas e inimigos naturais, controle alternativo de doenças do arroz, além de melhoramento de feijão para sistemas agroecológicos.

Além do dia de campo, foram realizadas duas capacitações direcionadas a técnicos e multiplicadores da extensão rural de Goiás: uma em formação de agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), realizada na tarde do dia 17 - coordenada pela transferência de tecnologia, e outra, em agroecologia, realizada no dia 18 - coordenada pelo grupo de pesquisa e transferência de tecnologia em agroecologia.

Os objetivos destas capacitações foram compartilhar conhecimentos em temas transversais e discutir os sistemas de produção de base agroecológica e a parte prática apresentada no dia de campo na Fazendinha Agroecológica.

A capacitação de agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural foi conduzida por Gabriel da Silva Medina, professor do departamento de desenvolvimento rural da Universidade Federal de Goiás (UFG) e pelo engenheiro agrônomo e agricultor, Ricardo de Siqueira Camargo.

Já, o encontro em agroecologia, foi ministrado pelos pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão, Flávia Alcântara e Agostinho Didonet, que destacaram aspectos ligados ao histórico e conceitos em agroecologia; legislação e programas de governo no Brasil; agroecologia e sua contribuição para a sustentabilidade da agricultura mundial; princípios agroecológicos e, por fim, as considerações e perspectivas em agroecologia e discussão final.

O dia de campo foi conduzido por Joaquim Caprio da Costa, Flavia Alcântara, Marta Cristina de Filippi e José Alexandre Barrigossi, do grupo de pesquisa em Agroecologia da Unidade, e também, a entomologista Juliana Alonso – pós doc da FAPEG e, Alan Carlos Ceresino, bolsista do CNPq.  

O Sr. Elísio Pinheiro é produtor rural do município goiano de Orizona, há quatro anos trabalha com agroecologia na sua propriedade de nove hectares, produzindo banana maça, feijão, abóbora, laranja e abacaxi em sistema consorciado. Na safra passada Sr. Elísio produziu 10 mil quilos de banana e três mil quilos dos outros produtos (feijão, abóbora e batata).

Esta é a primeira vez que ele participa da capacitação em agroecologia na Embrapa Arroz e feijão. Em Orizona eles são onze agricultores em agroecologia. Eles se encontram semanalmente na feira da cidade, onde expõem a produção e, também, realizam mutirões e visitas, cada mês em uma propriedade, onde trocam experiências, ações e situações específicas em agroecologia.

"A capacitação e o dia de campo foram muito bons, a gente vai cruzando as informações para depois repassar aos outros e aplicar na propriedade. Trabalhar com agroecologia é bom, é muito trabalhoso, mas vale a pena; e quem prova os alimentos agroecológicos percebem que o sabor é diferenciado; é o caso da banana maça, por exemplo, em que as pessoas no Orizona só querem comprar da gente, porque é um produto diferente e tem sabor", destacou o agricultor.

Encerrando a programação, na parte da tarde, foi realizada na sede da Embrapa Arroz e Feijão uma reunião com os integrantes da Rede de Agroecologia do NEA Centro-Oeste (Núcleo de Estudos em Agroecologia CO), na qual se destacaram as ações do Movimento Pensar +1 e debates sobre articulações e participações de multiplicadores de ATER e ações em agroecologia em Goiás.

O projeto Agroecologia representa um espaço destinado a pesquisas e ações dentro de uma ótica que considera o agrossistema como um todo e não apenas direcionado a práticas ou tecnologias isoladas. Dessa forma, permite aos diferentes grupos envolvidos – pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, extensionistas e produtores rurais – ensinar e aprender fazendo.

Hélio Magalhães (4911 MTb/MG)
Embrapa Arroz e Feijão

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