Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2008 Julho 5ª semana Dia de Campo na TV apresenta melancia resistente ao oídio
Dia de Campo na TV apresenta melancia resistente ao oídio (29/07/2008)
Document Actions
José Tristão
Dia de Campo na TV apresenta melancia resistente ao oídio

Esta semana o Dia de Campo na TV apresenta a BRS Opara, "Variedade de melancia resistente ao oídio". O programa será exibido sexta-feira, 1 de agosto, pelo Canal Rural (NET/SKY) a partir das 9h, com reapresentação no domingo (3),  pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica). A produção deste tema é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), em parceria com a Embrapa Semi-Árido (Petrolina – PE), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A resistência ao oídio, doença fúngica, é uma inovação que confere bom potencial para cultivo da melancia Opara nas principais áreas de cultivo no país. Para a pesquisadora Rita de Cássia Souza Dias, da Embrapa Semi-Árido, esta variedade, que alcança produção de 40 a 60 t/ha, com menor uso de agrotóxicos, traz benefícios econômicos e ambientais e torna mais sustentáveis os sistemas de produção da cultura.

O Dia de Campo na TV vai apresentar as qualidades produtivas e comerciais dessa melancia, resultado de um trabalho de pesquisa que reuniu especialistas da Embrapa Semi-Árido, Embrapa Rondônia e Universidade do Estado da Bahia. A pesquisadora Rita de Cássia vai participar do programa e responder a perguntas, ao vivo, do público interessado em conhecer melhor a variedade.

O nome "Opara" é uma homenagem ao modo como os índios se referiam ao rio São Francisco antes da colonização do Brasil pelos portugueses. No seu desenvolvimento, os pesquisadores utilizaram técnicas de melhoramento genético a partir de um cruzamento inicial entre as boas características comerciais da variedade Crimson Sweet – a mais cultivada em todo o Brasil – e um fruto coletado em área de caatinga sem qualquer valor para o mercado, mas que possuía genes que manifestavam resistência ao oídio.

O oídio se manifesta no momento em que a planta começa a formar os frutos. Os sintomas aparecem nas folhas que evoluem até ficarem totalmente secas, afetando a produção e a qualidade das melancias, que ficam menos saborosas e com menor valor comercial. Nos cultivos comerciais, o controle do fungo que causa a doença é feito com o emprego intensivo de agrotóxicos. Por produzir frutos livres desta doença, reduz-se também a quantidade de agrotóxicos aplicados na cultura, resultando em menores custos de produção e os riscos de contaminação ambiental.

O fruto da BRS Opara é arredondado, tem casca verde escura com estrias claras e boa resistência ao transporte, pela grossura da casca. A polpa é levemente crocante e com alto teor de açúcares - em torno de 12 graus brix segundo medida científica. Os frutos dessa variedade são grandes e alcançam peso que varia entre 11 e 14kg. Para Rita de Cássia, este conjunto de qualidades torna a Opara uma variedade com grande potencial nos sistemas de cultivo irrigados do semi-árido e nas principais áreas de produção da cultura no país.

Além desse tema principal, o Dia de Campo na TV apresenta outros assuntos nos quadros que estrearam este ano: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa, Sempre em Dia e Perguntas & Respostas.

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são respondidas, ao vivo, por especialistas. Os telespectadores podem fazer perguntas, durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita) ou pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br


Como sintonizar o programa:

Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/


Mais informações:

Embrapa Semi-Árido
www.cpatsa.embrapa.br
Jornalista: Marcelino Ribeiro (1127 DRT/BA)
Telefone: (87) 3862-1711
E-mail:marcelrn@cpatsa.embrapa.br


Embrapa Informação Tecnológica
www.sct.embrapa.br
Jornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA)
Telefone: (61) 3448-44590
E-mail: macau@sct.embrapa.br

Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…