Acesso à informação Portal de Estado do Brasil  
Personal tools
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Página Inicial | Mapa do Site | English | Español
Sections
You are here: Home Imprensa Notícias 2010 Setembro 2ª Semana Controle do capim-annoni em assentamentos da reforma agrária foi tema de jornada técnica
Controle do capim-annoni em assentamentos da reforma agrária foi tema de jornada técnica (16/09/2010)
Document Actions
Breno Lobato
Controle do capim-annoni em assentamentos da reforma agrária foi tema de jornada técnica

Na última terça-feira (14), a Embrapa Pecuária Sul foi palco de uma jornada técnica que promoveu a discussão e o entendimento dos problemas causados pelo capim-annoni nas áreas de assentamento da reforma agrária, além de ter encaminhado estratégias de ação para o controle da planta invasora nesses locais. O evento foi promovido em parceria com o Convênio Incra-Fapeg-Embrapa (ConFIE) e contou com a participação de técnicos de assessoria técnica, social e ambiental à reforma agrária (Ates) da Coptec e da Emater/RS, pesquisadores e analistas da Embrapa, além de representantes de assentamentos em Arroio Grande, Capão do Leão e Santana do Livramento.

As dificuldades impostas pela infestação do capim-annoni foram relatadas pelos representantes dos assentamentos e extensionistas, que também compartilharam experiências de combate à planta invasora. O técnico agrícola Paulo César Bosa, que atua pela Coptec em Santana do Livramento, disse que a invasora tem prejudicado a produção leiteira e de pastagem perene da região. “Mas para quem planta soja no verão e aveia e azevém no inverno, o annoni não vem”, contou.

O engenheiro agrônomo Márcio Carus e o técnico agrícola Ronaldo Maciel, extensionistas da Emater/RS, e os produtores assentados Armando Botelho e Gilson Pereira, de Arroio Grande, destacaram o grande poder de multiplicação do capim-annoni nos assentamentos, prejudicando a alimentação dos animais e, consequentemente, a qualidade de produtos como a lã. Eles apontaram o pastoreio rotativo, a ressemeadura de forrageiras e a roçada como formas de controlar a planta invasora.

Já os pesquisadores da Embrapa mostraram as pesquisas sobre alternativas para o controle do capim annoni, especialmente no Rio Grande do Sul. Naylor Perez, da Embrapa Pecuária Sul, apresentou um histórico do capim-annoni no Brasil (a planta é originária da África) e o estudo de sua biologia, as perspectivas de controle em diferentes situações com o uso da Integração Lavoura-Pecuária, do aplicador seletivo de herbicidas Campo Limpo, da enxada química, a introdução de espécies forrageiras com potencial para combater a planta invasora e o sombreamento com o plantio de árvores em sistemas silvipastoris. “Foi interessante ouvir a experiência dos extensionistas e produtores e poder transferir informações que geramos nos últimos três anos”, comentou o pesquisador.

A pesquisadora Gláucia Nachtigal, da Embrapa Clima Temperado, abordou a estratégia do controle biológico, alternativa ainda em fase de pesquisa. Ela explicou que houve uma prospecção preliminar na metade sul do Estado para reconhecer espécies nativas que sejam inimigas naturais do capim-annoni. O estudo tem como objetivo direcionar a busca de agentes de controle na África. “Dada a elevada taxa de infestação no Estado, a estratégia clássica seria buscar espécies no local de origem do annoni para não corrermos o risco de introduzirmos algo que já existe aqui, o que seria ineficiente, e para garantir que o agente que prospectarmos no continente africano não tenha efeito negativo na interação com essas espécies já associadas”, explicou. Segundo a pesquisadora, se essa estratégia for apontada como o melhor caminho, a pesquisa vai prosseguir por mais tempo.

Após as apresentações, foi feita a discussão das estratégias de controle do capim annoni que serão implementadas no âmbito do ConFIE. Ficou definida a instalação de três unidades demonstrativas em propriedades de assentados a serem escolhidas – uma em Arroio Grande, uma em Capão do Leão e outra em Santana do Livramento. Segundo o pesquisador da Embrapa Clima Temperado e coordenador do ConFIE, Jaime Wünsch, serão testadas duas grandes estratégias: a Integração Lavoura-Pecuária e a regeneração e recuperação de campo nativo. “Nos dias 19, 20 e 21 de outubro, começaremos com um diagnóstico de campo e o planejamento das ações para dois anos nessas áreas demonstrativas, que têm solos de características diferentes”, informou.

Para Valdair Macari, que tem uma propriedade de cerca de 16 hectares em Capão do Leão, a iniciativa do ConFIE e dos pesquisadores da Embrapa pode fazer a diferença para os produtores familiares. “Trabalho com leitaria, e a situação é difícil. A propriedade está povoada pelo annoni. Precisamos tentar alguma coisa para resolver o problema. Claro que o resultado vem a longo prazo, mas é preciso dar início (às ações)”, disse.

Convênio


Já em sua terceira edição, com vigência no período 2008-2011, o ConFIE, convênio firmado entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Fundação de Apoio à Pesquisa Edmundo Gastal (Fapeg) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa, por meio das unidades Clima Temperado, Pecuária Sul, Trigo e Uva e Vinho) está desenvolvendo o projeto “Desenvolvimento Sustentável da Reforma Agrária no Rio Grande do Sul”.

O objetivo é empreender ações para qualificar as práticas produtivas dos assentados de reforma agrária no Estado, tendo como diretrizes o auto-sustento, a geração de renda, as trocas com os mercados e o enfoque agroecológico. Os envolvidos – assentados, técnicos de Ates e pesquisadores – contribuem com aporte de conhecimentos e interagem para transformar a realidade socioeconômica dos assentamentos.

Breno Lobato (MTb 9417 - MG)
breno@cppsul.embrapa.br
imprensa@cppsul.embrapa;br
Contato:(53) 3240-4660

Pesquisar
neste portal
em toda a Embrapa


Índice A-Z
A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z

Fale Conosco

Twitter    Facebook    Youtube
Agenda de Eventos
3ª Mostra de máquinas e inventos para a agricultura familiar 08/05/2014 a 10/05/2014 Pelotas/RS
VI Congresso Brasileiro de Mamona 12/08/2014 a 15/08/2014 Fortaleza, CE
Simposio Latino Americano de Canola - SLAC 19/08/2014 a 21/08/2014 Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS
Veja mais…
Enquete
Como você classifica a experiência de navegação no Portal:







Mais enquetes…