Homenageados

Foto de Elíbio Leopoldo Rech Filho

 

Elíbio Leopoldo Rech Filho

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Fitopatologia pela UnB e doutor em Ciências da Vida pela Universidade de Nottingham, na Inglaterra. Fez pós-doutorado em Genética Molecular também em Nottingham, com um trabalho sobre manipulação de cromossomos artificiais de leveduras, parte do Projeto Genoma Humano.

Suas pesquisas de ponta, especialmente na área de biologia sintética, têm sido determinantes para o protagonismo do Brasil neste campo da ciência, bem como contribuem para divulgar e consolidar o nome da Embrapa junto à sociedade em nível nacional e internacional. Entre os muitos resultados obtidos ao longo de sua trajetória como pesquisador da Embrapa desde 1981, destaca-se a pesquisa que comprovou o potencial da soja como biofábrica para produção em larga escala da cianovirina - uma proteína extraída de algas – no combate à AIDS.


Foto de João Martins da Silva Junior

 

João Martins da Silva Junior

Formado em Administração de Empresas, João Martins da Silva Junior possui uma trajetória profissional ligada à atividade agropecuária há mais de 50 anos. Em 19 de setembro de 2017, foi eleito presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) para quadriênio 2017- 2021.

Liderança do setor agropecuário, foi fundador e 1º tesoureiro da Central de Cooperativas de Leite da Bahia (CCLB), presidente interino da Associação Baiana de Criadores (ABAC), diretor e 1º vice-presidente e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), além de 1ª vice-presidência da CNA.


Foto de Paulo Herrmann

 

Paulo Herrmann

Engenheiro Agrícola formado em 1979 pela Universidade Federal de Pelotas, com MBA em Gestão de Negócios. É atualmente o presidente da John Deere Brasil, tendo dedicado toda sua carreira profissional ao agronegócio brasileiro.

À frente da Rede ILPF há cinco anos, tem atuado na articulação e agregação de novos parceiros, bem como liderando importantes iniciativas para a disseminação de sistemas produtivos inovadores, em benefício da agropecuária brasileira.


Foto de Teresa Cristina Vendramini (Teka Vendramini)

 

Teresa Cristina Vendramini (Teka Vendramini)

Graduada em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), Teka Vendramini foi a primeira mulher a integrar a diretoria da Sociedade Rural Brasileira (SRB), em 98 anos da instituição. Ela também é membro do Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA) - grupo de produtoras que se reúne periodicamente para discutir os problemas e a produção de gado de corte e leite do Brasil.

Na SRB criou o Departamento de Pecuária, tendo como uma de suas atribuições acompanhar a discussão do Brasil sobre o Plano de Erradicação e de Vacinação de Febre Aftosa.


Foto de Mariana Vasconcelos

 

Mariana Vasconcelos

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Itajubá, possui MBA em Agronegócio e Operações de Negócios Agrícolas pela ESALQ/USP, e cursos de Pensamento Estratégico pela Universidade Estadual de Nova York em New Paltz e de Gestão da Marca pela Universidade da Califórnia. É embaixadora global do Thought for Food, expert em agricultura digital, considerada uma das 100 pessoas mais influentes do agronegócio pela Revista Dinheiro Rural, e uma das 50 pessoas que mais estão impactando o mundo pela Kairos Society.

Mariana Vasconcelos é fundadora e diretora executiva da startup Agrosmart, plataforma de agricultura digital líder na América Latina, que está ajudando os produtores rurais a tomarem melhores decisões no campo, com foco em redução de custos, economia de recursos e aumento de produtividade.

Em parceria com a Embrapa, criou o SitIoT (junção da palavra sítio e IoT – internet das coisas), um ambiente colaborativo baseado em um modelo de inovação aberta, com o intuito de facilitar e fomentar empresas e startups interessadas na agricultura digital a poderem testar suas tecnologias.