Parcerias

Esforços conjuntos gerando muito mais resultados para o agro brasileiro

Desde a sua criação, a Embrapa vem trabalhando em parceria com diferentes instituições, públicas e privadas, nacionais e internacionais, para viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a competitividade e sustentabilidade da agropecuária brasileira. Graças a essas parcerias, impactantes resultados ajudaram o Brasil a avançar no protagonismo da produção de alimentos, fibras e energia no mundo.

 

Conheça algumas dessas importantes parcerias que a Embrapa estabelece e fortalece neste mês em que completa 45 anos.

 

Restauração ambiental

Serviço Florestal Brasileiro e Embrapa

 

Contribuir com a conservação e restauração das florestas e vegetação nativa na Amazônia e no Cerrado, especialmente para redução do desmatamento, para manutenção da biodiversidade e para redução de emissões de gases de efeito estufa: este é o objetivo maior do projeto de cooperação “Regularização Ambiental de Imóveis Rurais na Amazônia e em Áreas de Transição para o Cerrado”, entre o Serviço Florestal Brasileiro, do Ministério do Meio Ambiente, e a Embrapa.

Para atuar nesse desafio, o projeto propõe a realização de ações destinadas à promoção da regularização ambiental dos imóveis rurais nos Estados do Mato Grosso, Rondônia e Pará. A estimativa é beneficiar diretamente cerca de 47.000 imóveis rurais, distribuídos em 50 municípios dos três Estados envolvidos.

Atuação da Embrapa

  • estruturação das Unidades de Referência em Transferência de Tecnologias de Recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) ou Reservas Legais (RLs);
  • implantação de unidades demonstrativas e;
  • realização de programas de capacitação continuada.

As Unidades Descentralizadas que aturão diretamente no projeto são Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Agrossilvipastoril e Embrapa Rondônia.


Brasil Digital

Movimento Brasil Competitivo e Embrapa

 

O Movimento Brasil Competitivo foi criado para, entre outros objetivos, aproximar os setores público e privado para viabilizar e incentivar novos negócios e na inserção da transformação digital na agenda política. Por isso, a união de esforços entre o MBC e a Embrapa é de grande importância para apoiar as discussões relacionadas a este tema nas cadeias produtivas do agronegócio e assim viabilizar soluções inovadoras que possam melhorar a qualidade da vida no campo e nas cidades.

Entre as ações que a parceria estabelece estão a colaboração com o avanço do conhecimento focando soluções digitais para o agro e o compartilhamento de conhecimentos que estimulem criação de oportunidades para investimento no setor.

Tais ações serão desenvolvidas por meio de:

  • análises de oportunidades de negócio que integrem ativos tecnológicos da Embrapa e tecnologias convergentes que poderão auxiliar políticas públicas de incentivo à competitividade das cadeias produtivas da agricultura brasileira.

  • contribuição técnico-científica agropecuária para processos de transformação digital em relação a regulamentações em áreas vinculadas a Tecnologia da Informação e Segurança da Informação como Governança de Dados, Plano Nacional de IoT (Internet das Coisas) e legislação de Propriedade Intelectual.

  • participação da agenda relacionada à Governança da Estratégia Brasileira de Transformação Digital.


Conservação e sustentabilidade de florestas

BNDES e Embrapa

 

O Fundo Amazônia é um instrumento relevante para a prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, que promove também iniciativas de conservação e de sustentabilidade da floresta na Amazônia Legal. A articulação entre Embrapa e BNDES, gestor do recurso do Fundo Amazônia, se deu a partir da concepção comum de que as políticas ambientais precisam se articular com as dimensões econômica e social do desenvolvimento, comprometendo-se com a implementação de iniciativas que considera direitos das comunidades vulneráveis, populações indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares.

Para a Embrapa, esta parceria estrutura-se internamente como um projeto de grande escala, que requer esforços sincronizados e orquestração precisa de 9 de seus 42 centros de pesquisa em todo o Brasil, para atuação diretamente na Amazônia, incluindo acordos institucionais de âmbito local e nacional.

O Projeto Integrado para a Produção e o Manejo Sustentável do Bioma Amazônia trabalhará em sintonia com políticas públicas, iniciativas locais e adota uma abordagem participativa, para dar voz também às comunidades que atuam no bioma Amazônia. Além disso, aporta componentes de transferência de tecnologia, interação social e comunicação para o desenvolvimento, capazes de compreender a diversidade ambiental da Amazônia, que requer distintas soluções para o problema do desmatamento e da degradação florestal.

O Projeto Integrado Embrapa integra 19 projetos nos seguintes temas:

  • Monitoramento do Desmatamento e da Degradação Florestal e Serviços Ecossistêmicos
  • Manejo Florestal e Extrativismo
  • Tecnologias Sustentáveis para a Amazônia
  • Aquicultura e Pesca

Os projetos componentes destes arranjos atuarão em diversas frentes. Destacam-se a contribuição para a manutenção da floresta em pé, aliado a um plano socioeconômico sustentável e coerente, capaz de garantir espaço para as comunidades que habitam a Amazônia Legal, como por exemplo: o projeto de inclusão geodigital e gestão territorial de unidades de produção de base familiar (que consolidará um índice de sustentabilidade para a Amazônia); a fundação das bases genéticas para um futuro programa de melhoramento de tambaqui; e o planejamento de estratégias para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar com enfoque em sistemas agroflorestais e recuperação de pastagens degradadas na região amazônica.


BioTIC: ecossistema de inovação

Fundação de Apoio à Pesquisa do DF e Embrapa

 

Criado em janeiro de 2017 e localizado em Brasília/DF, o BioTIC - Parque Tecnológico pretende favorecer o desenvolvimento do ecossistema de inovação, o fomento de pesquisas e a criação de negócios.

Bioeconomia e TIC

O Brasil caminha para ser o maior exportador de alimentos do mundo e uma perspectiva de novos produtos e processos de base tecnológica se abre fortalecidos por essa nova vertente de inovação: a transformação digital.

As ações relacionadas à bioeconomia reúnem setores que utilizam recursos biológicos para oferecer soluções eficazes a desafios como mudanças climáticas, segurança energética e alimentar, saúde da população, entre outros, com integração inédita das indústrias farmacêutica, química, de alimentos e de energia. E o uso das TICs neste contexto pode propiciar ganhos significativos para o uso sustentável dos recursos naturais. Assim, novas soluções tecnológicas agropecuárias poderão contar com recursos robustos para seu desenvolvimento como sistemas de rastreamento via satélite, biotecnologia, drones, Internet das coisas (IoT), Geographical Information System (GIS), Big Data, GPS, bioinsumos, biomoléculas, bioinseticidas, alimentos funcionais e nanotecnologia.

Cooperação para Inovação

A parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e a Embrapa possibilitará a constituição de uma agenda, a ser implementada por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica da Empresa, com ênfase na integração entre academia, instituições públicas de C&T e iniciativa privada, para realizadação de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação alinhadas aos setores de Bioeconomia e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Participar deste empreendimento é uma oportunidade para a Embrapa em seu processo de inovação por possibilitar fortalecer as relações com parceiros e alavancar novos negócios.


Empreendedorismo na agricultura brasileira

Sebrae e Embrapa

 

Sebrae e Embrapa, a partir da identificação de oportunidades para implementação de uma agenda comum para transportar a visão de empreendedorismo para o mundo do campo, por meio de um amplo convênio de cooperação-geral, unem esforços com o intuito de transformar as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa, para os pequenos produtores rurais, em um ativo para o Brasil.

Ao ampliar o viés econômico do tripé da sustentabilidade rural, os convênios estão sendo desenhados para possuir envergadura que sustentem políticas públicas, de modo a fortalecer a economia nacional. Entre os temas já em fase de construção, destacamos os relativos à piscicultura, produtos agroalimentares, inteligência estratégica, agroecologia e produção orgânica.