Seu futuro inspira a nossa ciência

Construindo o futuro hoje

Com o objetivo de antecipar demandas e entregar soluções de forma ininterrupta, a Embrapa atua com base em uma Visão de Futuro da Agricultura Brasileira. A Empresa aprofunda constantemente suas ações em inteligência estratégica antecipatória, monitora regularmente as transformações no contexto geopolítico, econômico e social do Brasil e do mundo, e analisa suas implicações na interface entre CT&I e agricultura. Sua visão de futuro está sempre em atualização. Veja abaixo as tendências para o futuro e as prioridades da agenda da Embrapa. 

  •  

    Tendências para o futuro

    As tendências para o futuro da agricultura brasileira apontam para a oportunidade de nova transformação agrícola baseada em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Ciente de que essa nova agricultura terá como alicerce os avanços na fronteira do conhecimento, a Embrapa continuará atuando fortemente no desenvolvimento de conhecimentos e tecnologias em temas como biotecnologia (com destaque para a edição genômica), nanotecnologia (como por exemplo uso de nanopartículas bioestimulantes para melhorar o desempenho de culturas agrícolas e controlar doenças em animais de importância para a agropecuária), (intensificação sustentável (sobretudo os sistemas integrados de lavoura, pecuária e floresta – ILPF), tecnologias digitais (com predominância do uso de drones, sensores, internet das coisas – IoT, inteligência artificial e blockchain), bioeconomia (com destaque para insumos biológicos), gestão de risco e convergência tecnológica. ( em especial voltados à defesa sanitária animal e vegetal). São pesquisas que irão gerar mais valor para as cadeias produtivas e para a sociedade, ao mesmo tempo em que assegurarão a oferta de mais e melhores produtos, garantindo, assim, a segurança alimentar da sociedade brasileira e provendo a preservação da base dos recursos naturais. Além disso, contribuirão, cada vez mais, para o desenvolvimento regional e o bem-estar das populações rural e urbana. Conheça abaixo as prioridades da Embrapa estabelecidas em seu Plano Diretor e acesse a Visão de Futuro do Agro Brasileiro.
  • Agricultura digital e de precisão, rastreabilidade e logística associadas aos sistemas produtivos agrícolas

    Monitoramento, inteligência e otimização nos sistemas produtivos agropecuários e agroindustriais por meio da automação de processos e gerenciamento espaço-temporal na cadeia de valor.
  • Agregação de valor aos produtos e serviços agropecuários e agroindustriais

    Aplicação de conhecimentos que promovam o aumento de valor agregado de produtos, processos e serviços agropecuários/agroindustriais e de coprodutos/subprodutos/resíduos das cadeias produtivas, seja pela redução dos custos de operação, seja pelo aumento do valor final do produto.
  • Adaptação e mitigação frente aos efeitos da mudança do clima

    Alternativas para a redução da emissão de gases de efeito estufa e aumento da captura de carbono e para a adaptação da produção aos efeitos das mudanças do clima.
  • Aproveitamento e transformação de biomassa para energia renovável, bioprodutos, bioinsumos

    Produtos de base renovável e novos materiais, desenvolvimento de processos a partir do aproveitamento da biomassa e de resíduos agropecuários ou agroindustriais e urbanos.
  • Desenvolvimento territorial sustentável

    Conhecimentos, estudos, ferramentas de inteligência territorial estratégica e tecnologias integradas para apoiar políticas públicas, inclusão socioprodutiva e formação de redes/ambientes de inovação, a partir da visão da territorialidade como elemento de diferenciação e integração.
  • Produtividade e sistemas de produção sustentáveis

    Sistemas de produção ou práticas produtivas/extrativistas baseadas em uso racional de recursos naturais e insumos, que acarretem baixa emissão de carbono, sejam adequados ambientalmente e permitam o aumento de produtividade e a produção sustentável de modo a manter os recursos disponíveis para a atual e as futuras gerações.
  • Segurança alimentar e nutricional

    Sistemas agroalimentares que garantam, em caráter permanente e em quantidade suficiente, o acesso regular a alimentos de qualidade, seguros e promotores da saúde.
  • Uso e conservação de recursos naturais

    Gestão eficiente dos recursos naturais (solo e água) e da biodiversidade, tanto no contexto da propriedade quando no dos territórios, para garantir a sustentabilidade no uso da terra.
  • Sanidade agropecuária

    Soluções para a prevenção e o controle de pragas e doenças em vegetais e animais, considerando as fases de produção e processamento dos produtos agropecuários.