Saneamento rural avança apesar dos grandes desafios

Dos quarenta milhões de brasileiros que moram em áreas rurais isoladas, distritos e pequenos núcleos urbanos, apenas 16 milhões têm acesso à água tratada, e só 8 milhões têm acesso à coleta e tratamento de esgoto. Mas os números pioram quanto mais isolada for a residência. No caso do esgotamento sanitário, 86,4 % da população que habita residências isoladas não têm acesso a um sistema adequado de coleta e tratamento de esgoto. O novo marco legal do saneamento básico (Lei 14.026/2020) prevê a universalização dos serviços sanitários para 99% da população brasileira até 2033.

 

Foto: Carlos Henh

 

A Embrapa desenvolveu três soluções para o saneamento rural: a Fossa Séptica Biodigestora (tratamento do esgoto do vaso sanitário), o Clorador Embrapa (desinfecção da água) e o Jardim Filtrante (tratamento do esgoto de pias, tanques e chuveiros). Essas soluções causam impacto tanto do ponto de vista social com a redução de doenças de veiculação hídrica e de gastos hospitalares, quanto do econômico, pois para cada R$ 1,00 investido nas tecnologias de saneamento da Embrapa R$ 4,60 retornam para a sociedade.

 

Foto: Edilson Fragalle

 

Em 2023, ocorreu um salto na democratização do conhecimento e disponibilização para multiplicadores da informação qualificada gerada ao longo de mais de duas décadas. Com recursos de emenda parlamentar foi lançado na plataforma e-Campo da Embrapa o primeiro curso virtual e gratuito sobre Saneamento Básico Rural, que ultrapassou, em apenas 9 meses, a marca de 5,5 mil inscrições a partir de todos os estados brasileiros e de dez países (Moçambique, Peru, Portugal, Angola, Argentina, Equador, Estados Unidos, Líbano, Paraguai e Uruguai).

 

Mais informações

 

Confira nas tabelas abaixo a relação de soluções desse tema que geraram impactos sociais, ambientais, institucionais e econômicos.

 

Impactos das soluções tecnológicas de Sistemas e serviços

Legenda: nd = não definido;

Notas: (1) Participação da Embrapa; (2) Ano do último aprimoramento da tecnologia em adoção; (3) Adoção (quantidade); (4) Impacto ambiental; (5) Impacto institucional.

Metodologia: Avaliação dos impactos de tecnologias geradas pela Embrapa - metodologia de referência.

Adoção das soluções tecnológicas de Sistemas e serviços

Nota: (*) Ano do último aprimoramento da tecnologia em adoção.