10/05/13 |

Mais de 80 tecnologias na Agrobrasilia 2013

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Agência de Notícias - Embrapa

Agência de Notícias - Embrapa - Mais de 80 tecnologias na Agrobrasilia 2013

Mais de 80 tecnologias na Agrobrasilia 2013

 

 

 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) marca presença em mais uma edição da Agrobrasília, feira realizada pela COOPA-DF de 14 a 18 de maio no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, localizado no PAD-DF, Distrito Federal.

 

Nove unidades de pesquisa e serviços da Embrapa vão apresentar mais de 80 tecnologias no estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e na vitrine tecnológica.

Dois eventos serão promovidos pela Empresa e parceiros durante a feira: o Seminário de Sistemas Orgânicos de Produção Animal, no dia 16, e o Dia de Campo sobre integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), no dia 17. Antes, no dia 15, pesquisadores participarão do Fórum Brasileiro sobre Mosca Branca e Helicoverpa.

Neste ano, a vitrine tecnológica apresenta novas cultivares de grãos (arroz, milheto, milho, soja e sorgo), adubos verdes, hortaliças e opções de pastagem para alimentação animal. Os visitantes também poderão conhecer dois equipamentos de pós-colheita que auxiliam o trabalho dos agricultores familiares: a trilhadora de arroz a pedal e abanadora de grãos e sementes a motor. Além disso, serão demonstradas medidas para manejo integrado de pragas e controle biológico com o uso de insetos benéficos, vírus e extratos de plantas; e uma área de refúgio para manejo de milho transgênico, que possibilita a manutenção da suscetibilidade da praga-alvo à toxina Bt.

No estande do MAPA, os visitantes vão encontrar informações sobre tecnologias como o processo de produção de biodiesel a partir do óleo de fritura (Projeto Biofrito); o sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta; a utilização de armadilhas de feromônios sexuais para monitorar e controlar biologicamente populações de percevejos que atuam como pragas nas lavouras de soja no Brasil; e novas cultivares (forrageiras, frutas e grãos).

Também estarão disponíveis serviços como a Página de Negócios de Cultivares, criada para facilitar o acesso à informação para quem está interessado em adquirir tecnologias com a marca Embrapa, e a Livraria Embrapa, que comercializa publicações técnico-científicas impressas e eletrônicas editadas pela Empresa.

Cultivares na vitrine

Entre os novos materiais apresentados na vitrine tecnológica, destaca-se a cultivar de soja convencional BRS 7980, de ciclo semiprecoce. Em condições de ensaio, a variedade registrou média de produtividade 60 sacas por hectare. Esse teto produtivo pode ser ainda maior, dependendo do sistema de produção adotado pelos agricultores e das condições ambientais da região. Outros destaques em soja são as cultivares BRS 8381, de ciclo médio e alto potencial produtivo, e BRS 8480, também de ciclo médio e com resistência ao acamamento, além da cultivar transgênica BRS 8180 RR, que chama a atenção pela resistência ao nematoide de galhas (M. javanica).

No milho, as cultivares apresentadas são a BRS 1060, híbrido desenvolvido para lavouras com alto ou médio investimen­to e históricos de alta ou média produtividade; a BRS 2022, um híbrido duplo de ciclo precoce para plantios na safra e safrinha, com baixo custo e apropriado para a agricultura de baixo investimento; a BRS 4103, variedade desenvolvida preferencialmente para a agricul­tura familiar, com bom potencial de produção, ampla adaptação e estabilidade de produção; e o milho BRS 4058 (Eldorado), variedade selecionada principalmente em sistemas agroecológicos e que pode ser utilizada em silagem e em consumo como milho verde.

Apresentado em três diferentes fases de manejo, o sorgo pastejo BRS 802 é usado preferencialmente como forrageira para corte verde e pastejo direto, muito útil para a produção de cobertura morta em sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta, pastejo rotacionado e plantio direto. Também foram plantados o sorgo forrageiro BRS 655, híbrido indicado para o fornecimento de forragem de alta qualidade para ensilagem com alta digestibilidade e alto teor proteico; o sorgo granífero BRS 330, com estabilidade de produção e moderada resistência a antracnose, helmintosporiose, ferrugem e cercospora; e o sorgo sacarino BRS 511, variedade desenvolvida para atender à crescente demanda por matéria-prima alternativa complementar à cana-de-açúcar para a produção de etanol.

As duas novas cultivares de arroz são utilizadas no sistema de terras altas. A BRS Esmeralda tem alta produtividade e qualidade de grãos, maior to­lerância ao estresse hídrico e maior rusticidade, além de ser moderadamente resistente à bruso­ne nas folhas, à brusone das panículas e ao acamamento. Já a BRSGO Serra Dourada é focada na pequena propriedade, aliando boa produtividade, precocidade, qualidade de grãos e tolerância à seca, resultando em boa qualidade culinária.

As hortaliças destacadas são a abóbora BRS Brasileirinha, que tem a casca verde e amarela e apresenta rusticidade e crescimento rigoroso; e a berinjela Ciça, um híbrido derivado de genótipos resistentes à antracnose e à podridão-de-fomopsis, com excelente qualidade comercial.

Uma coleção de plantas forrageiras mostra as alternativas de pastagem oferecidas pela Embrapa para a alimentação animal. São apresentadas cultivares de Andropogon (Baeti e Planaltina), braquiária (BRS Piatã, BRS Tupi, Marandu e Xaraés), Panicum maximum (capins Massai, Mombaça e Tanzânia-1), capim-elefante (BRS Canará), estilosantes (BRS Campo Grande) e guandu (BRS Mandarim).

Na parcela com adubos verdes, estão algumas das plantas mais promissoras para essa finalidade no Cerrado, com excelente produção de matéria seca. A crotalária spectabilis é eficiente na redução da população dos causadores de galhas cistos e lesões radiculares, e tem grande capacidade de fixação biológica de nitrogênio. O feijão bravo-do-ceará é uma opção para cobertura do solo durante a seca devido à resistência ao estresse hídrico. A mucuna anã é recomendada especialmente para consórcio com a cultura do cafeeiro, por não ser hospedeira de nematoides de galha. E o trigo sarraceno ou mourisco é indicado para cobertura do solo e como planta forrageira, sendo capaz de reciclar potássio e fósforo do solo e de contribuir na supressão de doenças radiculares.
 
Eventos

O Fórum Brasileiro sobre Mosca Branca e Helicoverpa tem o objetivo de sensibilizar agricultores e poder público para a importância de buscar soluções para o manejo integrado dessas pragas. O evento terá a participação de duas pesquisadoras da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO), pela manhã. Eliane Quintela fará, às 10h, a palestra "Impactos da Mosca Branca nas Culturas (grandes culturas e HF's). Maria José Del Peloso vai coordenar os debates sobre o tema mosca branca às 11h45. A inscrição para o fórum deve ser feita no site da Agrobrasília: www.agrobrasilia.com.br.

Voltado a produtores orgânicos de leite, alunos de cursos em ciências agrárias e a técnicos e extensionistas, o Seminário de Sistemas Orgânicos de Produção Animal vai mostrar uma visão conjunta dos princípios, métodos e principais práticas agroecológicas em sistemas orgânicos de produção animal. Promovido pela Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), Embrapa Suínos e Aves (Concórdia (SC), em parceria com a Emater-DF, Sindiorgânicos-DF, Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Comissão de Produção Orgânica no DF (CPORG-DF), o evento será realizado das 8h30 às 17h na Unidade de Pesquisa Participativa em Produção Orgânica.

Já o Dia de Campo sobre iLPF é promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Ministério da Integração Nacional, a Embrapa, a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), a Emater-DF, a Universidade de Brasília e o IFB, e Campo, com o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, do Sindicato dos Criadores do Distrito Federal (SCDF), do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), da Fundação Banco do Brasil e do Banco BRB.

O evento começa às 9h. O Plano ABC – Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, do governo federal, será tema de uma das palestras realizadas no auditório Buriti. Nas estações, instaladas na área demonstrativa de integração Lavoura-Pecuária-Floresta, os pesquisadores Ieda Mendes e Lourival Vilela, ambos da Embrapa Cerrados, vão apresentar, respectivamente, os temas Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) para Leguminosas e Gramíneas e Integração Lavoura-Pecuária. Os interessados devem confirmar presença pelo e-mail: agrobrasilia@agrobrasilia.com.br ou pelo telefone: (61) 3339-6516. A programação completa está disponível no site da Agrobrasília.

 

 

 

Breno Lobato – MTb 9417-MG

Embrapa Cerrados

breno.lobato@embrapa.br

(61) 3388-9945

 

 

Embrapa Cerrados

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar convencional