05/08/16 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Parceria na produção de sementes de soja está em andamento no Tocantins

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Clenio Araujo

Clenio Araujo -

Na agricultura, a semente é um dos principais pontos a que o produtor rural precisa estar atento. Escolher opções desenvolvidas para a sua região, considerando questões como produtividade e adaptação ao ambiente, é um bom início. Porém, nem sempre o acesso a essas sementes é fácil. Em regiões em que a agricultura está crescendo mais recentemente, agricultores têm dificuldades de acesso às novas tecnologias.

Dentro do chamado Matopiba, região que engloba partes de quatro estados (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e é considerada a última grande fronteira agrícola do país, a partir de agora, os produtores tocantinenses terão mais facilidade de acesso às novas cultivares da Embrapa. Pesquisadores da empresa estão conduzindo ensaios e multiplicando sementes na região e os resultados têm sido muito interessantes.

O pesquisador Leonardo Campos, da Embrapa Soja (Londrina-PR) e que atua na região do Matopiba, destaca que "a nova geração de cultivares está indo muito bem e tem uma tendência a ocupar um espaço grande no mercado. Intensificamos a produção de sementes na região do Formoso, o que vai permitir atender mais rapidamente às demandas de mercado".

O Formoso a que o pesquisador se refere é a região de Formoso do Araguaia, no Sudoeste tocantinense. No último dia 3, ele esteve na propriedade de João Alberto Ribas Soares, onde há campos de produção de sementes de cultivares de soja da Embrapa. São cinco as cultivares plantadas: BRS 7780 Ipro; BRS 8280 RR; BRS 8482 CV; BRS 8781 RR; e BRS 9180 Ipro. O produtor faz parte da Fundação Cerrados, parceira da Embrapa no desenvolvimento de novas cultivares e na produção de sementes BRS. João Alberto aprova, por exemplo, a BRS 9180 Ipro: "o material é bom, não resta a menor dúvida".

Com parcerias como essa, envolvendo a pesquisa pública e o setor produtivo, a tendência é de que os produtores rurais brasileiros tenham mais acesso a cultivares BRS, fruto do melhoramento genético da Embrapa. No caso do Tocantins, é um caminho que começa a ser percorrido de maneira mais efetiva com relação à soja. Bom para os produtores, que terão mais opções de plantio dessa cultura agrícola.

Clenio Araujo (6279/MG)
Embrapa Pesca e Aquicultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (63) 3229-7836

Carina Rufino (MTb 3914/PR)
Embrapa Soja

Contatos para a imprensa

Telefone: (43) 3371-6061

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

tocantinssojafundacao-cerrados

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar transgênica ou editada