31/05/17 |   Agricultura familiar  Comunicação  Transferência de Tecnologia

Embrapa leva minibibliotecas a escolas na zona rural do Pará

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ronaldo Rosa

Ronaldo Rosa - A escola Pedro Teixeira Filho atende cerca de 90 crianças de três a 14 anos.

A escola Pedro Teixeira Filho atende cerca de 90 crianças de três a 14 anos.

A popularização da ciência e a difusão dos resultados das pesquisas da Embrapa e sua utilização para a melhoria da produção, segurança alimentar, sustentabilidade e renda está entre as metas do programa institucional minibiblioteca que desta vez chega a seis escolas da zona rural do nordeste paraense. Os alunos e professores são, em sua maioria, filhos de agricultores familiares e recebem as publicações, DVDs e CDs com a expectativa de que o conhecimento contido nos kits possam se somar aos saberes tradicionais e extrapolar as paredes das salas de aula, contribuindo para a melhoria da comunidade.

“Uma estante que pode parecer pequena, mas que traz uma grandeza para embelezar de saberes a vida de nossos filhos e melhorar a vida e a produção da nossa comunidade”. Foi assim que resumiu, em uma declaração emocionada, a agricultora familiar Angélica da Silva Modesto, a chegada da minibiblioteca da Embrapa à Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Teixeira Filho, na comunidade de Ubuçu, zona rural do Município de Marapamin, distante cerca de 150 quilômetros de Belém (PA). 

A escola recebeu o kit na última terça-feira (30) e foi a primeira de seis escolas de cinco municípios no nordeste do Pará que serão atendidas até o final do mês de julho por meio do projeto Tipitamba, da Embrapa Amazônia Oriental, que atua na disseminação de práticas de agricultura sem queima para a agricultura familiar.

Os conteúdos que integram o acervo das minibibliotecas são selecionados de acordo com as especificidades de cada região para serem usados dentro e fora da escola, seja como material pedagógico interdisciplinar para os alunos ou ainda apoio nas atividades produtivas dos agricultores. Mas a preocupação de integrar esses conteúdos, efetivamente, à vida das comunidades fez com que a coordenação do projeto Tipitamba selecionasse com cuidado as escolas, ao ouvir as demandas das comunidades atendidas pelo projeto, e proporcionasse ainda vivências e instalações pedagógicas com os professores e diretores das escolas, antes da entrega.  A ideia foi construir colaborativamente, a partir das suas realidades de cada escola e comunidade, diversas formas de uso e apropriação dos conteúdos, conforme explicou a pesquisadora Debora Veiga, membro do projeto. 

A bibliotecária Lucilda Matos, membro do Tipitamba, foi a responsável pela entrega da primeira minibiblioteca e analisou que o envolvimento da comunidade escolar é essencial para o kit não seja negligenciado ou subaproveitado e vivenciar formas de uso, respeita os saberes locais e cria um sentimento de pertencimento dos professores.

A minibiblioteca e a equipe da Embrapa foram recebidas com festa na comunidade do Ubuçu, em evento realizado no barracão da escola e que contou a presença dos professores, alunos, pais, além dos secretários municipais de educação, agricultura, cultura e comunicação. 

Para o professor Renato Freitas da Silva, coordenador da escola Pedro Teixeira, a presença da Embrapa e da minibiblioteca realizou um sonho da comunidade, que ganhou seu primeiro acervo de livros. Por se tratar de uma área predominantemente rural, o professor espera não só envolver os agricultores e trabalhar juntos na resolução de problemas e estímulo a práticas produtivas que tragam mais renda e que respeitem o meio ambiente, mas fazer brotar nos alunos um novo olhar para agricultura e desenvolvimento do município. “Nosso alunos são o futuro da comunidade e juntos podemos prosperar”, afirma.

Para saber mais sobre as minibibliotecas acesse: https://www.embrapa.br/minibibliotecas

Kelem Cabral (MTb 1981/PA)
Embrapa Amazônia Oriental

Telefone: (91) 3204-1099

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens