01/06/17 |   Agricultura familiar  Comunicação  Transferência de Tecnologia

Minibibliotecas chegam ao Agreste Alagoano

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Acervo AAGRA

Acervo AAGRA - Mediadores responsáveis pelas Minibibliotecas no Agreste Alagoano

Mediadores responsáveis pelas Minibibliotecas no Agreste Alagoano

As Minibibliotecas da Embrapa chegaram ao Território Agreste Alagoano junto com as chuvas que, no mês de maio, começaram a molhar o sertão e a trazer esperança aos agricultores por uma boa safra em 2017.  No dia 12 de maio, representantes de mais de 20 instituições, entre associações comunitárias e escolas públicas, reuniram-se na sede da Associação dos Agricultores Alternativos de Igaci (AAGRA) para receber os kits Minibibliotecas, compostos por publicações impressas, áudios e vídeos de programas de rádio e de TV da Embrapa. Na Paraíba, outros 30 kits foram entregues pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa), no dia 19, a escolas e comunidades rurais (confira aqui a matéria sobre o evento).

Além da entrega do material, em Alagoas, o dia foi dedicado a um trabalho de sensibilização realizado pela equipe de educadores da AAGRA quanto ao uso do acervo nas comunidades. Os participantes trabalharam os conteúdos da cartilha de capacitação de mediadores editada pela Embrapa, conheceram as coleções que integram o kit e refletiram sobre as diversas estratégias para estimular as comunidades a utilizar o material multimídia das coleções e aproveitar  melhor os conteúdos técnicos na agricultura.  
“O grupo apresentou sugestões sobre como cada atividade poderá ser desenvolvida a partir do uso das coleções. O evento reuniu agricultores, técnicos e educadores. Foi um momento rico e diversificado, prazeroso, porque sentimos a vontade dos mediadores em receber a estante e o acervo”, contou a mobilizadora social da AAGRA Gleice Mary Gomes.

Para ela, as Minibibliotecas podem contribuir positivamente para reduzir o distanciamento que muitas vezes existe entre a escola e as famílias. “A expectativa é que o kit seja um  incentivo à leitura tanto de crianças e jovens quanto dos agricultores e, em relação às escolas, que elas se abram mais para a comunidade em geral, principalmente as escolas do campo, porque quase todas contempladas com o acervo são rurais”.

Entre as diversas estratégias discutidas pelo grupo, destacam-se algumas atividades práticas que poderão acontecer nas escolas, como a produção de uma horta escolar ou de um quintal produtivo e também ações que possam vir a se somar aos conteúdos dos livros, como o resgate da história das comunidades, de suas expressões culturais, do uso de plantas medicinais envolvendo o trabalho das mulheres locais, entre outras.

Gestão do acervo

A boa gestão e a conservação do acervo também foram temas abordados durante a oficina de sensibilização para o uso dos kits Minibibliotecas.  Os participantes conheceram as ferramentas de gestão que podem ser usadas para o controle do material recebido, como as fichas de cadastro do leitor, as de empréstimo e as de assinatura. “Também incentivamos os mediadores a sistematizar suas experiências, por meio de fotos, vídeos, textos ou fotografias. Criamos um grupo no WhatsApp  e já recebemos fotos de algumas instituições que aproveitaram alguns momentos nas escolas para divulgar ou inaugurar o acervo, tornando pública a chegada da Minibiblioteca na comunidade”, conta a mobilizadora social.

As comunidades rurais Serra das Pias, Monte Alegre e Serra Bonita, de Palmeira dos Índios (AL), onde o Movimento do Pequeno Agricultor (MPA) tem atuação junto às famílias, iniciaram a inserção das Minibibliotecas em seus contextos locais. Os grupos já estavam fazendo um trabalho de resgate da história das comunidades e agora irão utilizar o acervo como ferramenta para fortalecer essa ação - um trabalho que envolve entrevistas com pessoas idosas, resgate de músicas, danças locais e o uso das plantas medicinais.

Comunidades indígenas e quilombolas também receberam o kit Minibibliotecas no Território Agreste Alagoano, como a Aldeia Fazenda Canto, com os índios XuKuru-Kariri , de Palmeira dos Índios, e a comunidade quilombola Serra Verde, de Igaci. “Saímos da oficina com o compromisso de realizar encontros bimestrais com esse núcleo de educadores para socializar essa  diversidade, as expectativas e os saberes diferentes”, finaliza a representante da AAGRA.

Chamadas específicas de Minibibliotecas

Ao todo, 150 novos kits foram entregues no Semiárido, este ano, nos estados de Alagoas, Sergipe, Paraíba e Ceará, a partir de chamadas específicas publicadas, em 2016, pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), e destinadas a atender entidades sem fins lucrativos com atuação nos Territórios da Cidadania do Plano Brasil Sem Miséria (PBSM) - programa do governo federal que contou com a atuação da Embrapa em comunidades rurais, em 14 territórios do Nordeste e um em Minas Gerais.  Para a execução das chamadas específicas, a Embrapa Informação tecnológica contou com a parceria das Unidades Descentralizadas: Embrapa Algodão, Embrapa Tabuleiros Costeiros, Embrapa Caprinos e Ovinos.

Relato de experiências 

Antônia Iva Ferreira Melo é professora do 5º ano do Colégio Estadual Vinte e Oito de Janeiro, de Monte Alegre, município sergipano do Território Alto Sertão. Em 2016, trabalhou em sala de aula, com os seus 25 alunos, a cartilha Brinque com Ciência II: Biomas, publicação que fez parte do acervo das Minibibliotecas, distribuídas por ocasião dos 40 anos da Embrapa, o qual pode ser baixado hoje, gratuitamente, pelo site infantojuvenil Contando Ciência na WEB (CCWEB) :  www.embrapa.br/contandociencia .

Antônia conta que a partir do tema gerador Caatinga, de uma das publicações, foi possível desenvolver com os alunos atividades de disciplinas como Geografia e Língua Portuguesa. As crianças foram divididas em grupos e fizeram uma reflexão sobre o que leram acerca do bioma e os elementos da Caatinga, comuns em seu cotidiano. Também conhecerem a flora e a fauna da Amazônia, através da leitura sobre o Bioma Amazônia. “Com a chegada do kit completo das Minibibliotecas, nossa expectativa é ampliar ainda mais esse trabalho”, completa ela, ressaltando que o kit já tem um destino certo: um cantinho reservado especialmente para ele na sala de leitura da escola.

Cada kit contém um conjunto de 120 títulos de publicações impressas, além de CDs e DVDs com programas de rádio do Prosa Rural (www.embrapa.br/prosarural) e programas televisivos do Dia de Campo na TV (www.embrapa.br/dia-de-campo-na-tv. Para conhecer mais as Minibibliotecas da Embrapa acesse www.embrapa.br/minibibliotecas.

Maria Clara Guaraldo (MTb 5027/MG)
Embrapa Informação Tecnológica

Telefone: 61 3448 2493

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

minibibliotecas