01/03/11 |   Agricultura familiar

Prosa Rural - Diversidade de cultivos: garantia de renda na agricultura familiar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Março/2011 - 1ª semana - Todas as Regiões

A diversificação de culturas na propriedade rural, também chamada de pluriatividades de cultivos, é uma estratégia que viabiliza a sustentabilidade da agricultura familiar. Entre os benefícios de sua adoção estão a garantia de renda, mesmo em períodos de entressafra, a segurança alimentar da família, além de benefícios para o meio ambiente.

No Prosa Rural desta semana, os pesquisadores Selma Tavares da Embrapa Solos – Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento - UEP Nordeste, e Josué Francisco, da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju / SE), explicam como conduzir, de forma bem-sucedida, múltiplas atividades em agroecossistemas de base familiar. Trata-se de um arranjo produtivo onde o agricultor trabalha a exploração e a interação de diferentes culturas, podendo ainda agregar outras atividades ao trabalho da família, como o artesanato, por exemplo.

A experiência apresentada no programa já vem sendo adotada em diferentes áreas do Nordeste brasileiro. O modelo de exploração integrada de diferentes culturas foi implementado após a constatação da existência de mercado consumidor para os seguintes produtos: banana, uva, urucum e flores. Além de obter renda com a venda das frutas e das flores, as propriedades também lucram vendendo o urucum como matéria-prima para a indústria de corantes.

A interação entre as culturas acontece de diferentes formas: os troncos das bananeiras, utilizados para a retenção de águas de chuva e conservação do solo no pomar de videiras, também fornecem a matéria-prima para o artesanato produzido por jovens e mulheres das comunidades. As cascas dos frutos de urucum, assim como os restos vegetais de todas as culturas, passam por um processo de compostagem e são aproveitados como adubo orgânico para o solo.

Arranjos como esse, baseados nas potencialidades dos produtos típicos de cada região, ajudam a manter a renda familiar durante todo o ano, proporcionando sustentabilidade econômica e ambiental para a propriedade e, consequentemente,  melhor qualidade de vida para as famílias rurais. Uma das recomendações dos pesquisadores é optar pela tecnificação de ao menos uma das culturas integrantes do sistema.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Norte

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

Região Centro-Oeste/Sudeste

Região Sul

 

José Gouveia de Figueiroa
UEP Solos

Contatos para a imprensa

Telefone: (81) 3325-5988

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2011