22/02/10 |   Agroecologia e produção orgânica  Produção animal

Prosa Rural - BRS Aracê e BRS Juruá: cultivares de feijão-caupi de cor verde

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Fevereiro/2010 - 4ª semana - Região Norte e Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

Popularmente conhecido como feijão de corda, o feijão-caupi é uma cultivar de boa adaptação em climas secos e com poucas chuvas. Essa variedade possui uma coloração verde, o que é um forte atrativo para o consumidor, e uma boa garantia de produtividade para o produtor. No programa desta semana, a Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI) apresenta duas novas cultivares de feijão-caupi: a  BRS Aracê e a BRS Juruá. As duas, diferenciam-se por alguns pontos, quanto a coloração dos grãos, o tempo de colheita, dentre outros.

"A principal vantagem desses grãos de coloração verde, característicos dessas cultivares, é que elas têm um comércio mais amplo no mercado, tanto o externo quanto o interno,. São grãos bem aceitos, principalmente, na forma de produtos industrializados, por exemplo, enlatados, refrigerados, dentre outros", diz o pesquisador da Embrapa Meio-Norte, Kaesel Damasceno . Segundo ele, trata-se de um alimento rico em proteínas, zinco e ferro, além de ter outra qualidade, que é o apelo visual.

Segundo Damasceno, com base em pesquisas realizadas, a BRS Aracê possui coloração verde oliva, leva em torno de 70 a 75 dias para produzir e ser colhida (ciclo produtivo) e  sua produtividade pode chegar a 1,8 mil quilos por hectare, o que rende cerca de 30 sacas de feijão. Já a BRS Juruá é verde escura, com um ciclo produtivo de 75 a 80 dias e produtividade em torno de 1 mil quilo por hectare.

Adequada para cultivo por agricultores familiares e tecnificados, em sistemas de sequeiro e irrigado, a BRS Aracê é indicada para os estados do Pará, Tocantins e Roraima, na região Norte; Piauí, Sergipe e Bahia, no Nordeste; e Mato Grosso, no Centro-Oeste.

A BRS Juruá está sendo indicada para o cultivo nos estados do Pará, Roraima e Tocantins, na região Norte; Piauí, Sergipe e Bahia, no Nordeste; e para o Mato Grosso, no Centro-Oeste.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Norte

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

 

Eugênia Ribeiro
Embrapa Meio Norte

Contatos para a imprensa

Telefone: (86) 3089-9196

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2010

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar convencional