11/09/09 |   Produção animal

Prosa Rural - Nutrição e qualidade da carne suína

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Setembro/2009 - 2ª semana - Todas as Regiões

Para oferecer uma carne de boa qualidade ao consumidor é preciso que o produtor tome alguns cuidados antes de iniciar a criação de suínos. A nutrição, a escolha da raça dos animais, o sexo e o peso são aspectos importantes para a qualidade da carne. A demanda do mercado, hoje, é de carcaças magras, com menos gordura.

O Prosa Rural desta semana fala sobre nutrição e qualidade da carne suína. O entrevistado é o pesquisador Fábio Enrique Lemos Budiño, do Instituto de Zootecnia da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, órgão da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.

Segundo ele, a restrição alimentar pode ser qualitativa e quantitativa. Qualitativa é quando se altera a qualidade da ração, incluindo alimentos fibrosos à dieta. Já a restrição quantitativa é quando ocorre a redução da quantidade de ração fornecida diariamente ao suíno. Em vez do comedouro sempre cheio, o produtor pode alimentar os animais em alguns períodos do dia e, desta forma, reduzir o consumo alimentar. "Assim, o suíno produz uma carne mais magra", destaca o pesquisador.

O sexo é outro fator que influencia na qualidade da carne de porco. Na criação de porcos para abate, o produtor tem de castrar os animais machos, uma vez que o animal inteiro passa para a carne sabores diferentes daqueles que o consumidor está acostumado. Já as fêmeas produzem uma carne mais magra, ou seja, com menos gordura.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 

Região Norte

Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha

Região Centro-Oeste/Sudeste

Região Sul

 

Lisley Silvério
Instituto de Zootecnia

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2009