20/12/17 |   Comunicação

Escola Rural de MG recebe kit de Minibibliotecas da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Eduardo Moreira

Eduardo Moreira - A diretora da EFA Nova Esperança, Fernanda Ferreira dos Santos, recebe do chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Manuel Cabral, livro infantil sobre importância das abelhas.

A diretora da EFA Nova Esperança, Fernanda Ferreira dos Santos, recebe do chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Manuel Cabral, livro infantil sobre importância das abelhas.

Um kit com 123 livros foi entregue para a Escola Família Agrícola Nova Esperança, em Taiobeiras - MG

Um kit de Minibibliotecas da Embrapa composto por 123 livros com títulos que ensinam desde como fazer a compostagem de resíduos até técnicas para produzir embalagens para hortaliças e frutas foi entregue no dia 7 de dezembro à Escola Família Agrícola Nova Esperança, localizada em Taiobeiras (MG).

O chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Manuel Cabral, fez a doação em nome da Embrapa durante o encerramento do Encontro Anual do Projeto Bem Diverso, realizado em Brasília no início deste mês.

“Fortalecer a educação no campo é um dos objetivos da Embrapa. Esperamos que o kit ajude os jovens da região a praticarem uma agricultura sustentável e ao mesmo tempo lucrativa”, afirmou José Cabral.

Na Escola Família Agrícola Nova Esperança (EFA Nova Esperança) estudam os filhos de trabalhadores rurais e produtores familiares do Território da Cidadania Alto Rio Pardo, que reúne 15 municípios do norte de Minas Gerais (MG). O ensino nas EFAs se dá de forma alternada: o estudante passa 15 dias morando e estudando e outros 15 dias em casa, realizando atividades do dia a dia, ajudando a família e realizando trabalhos escolares e comunitários.

O TC Alto Rio Pardo é uma das regiões atendidas pelo Projeto Bem Diverso, uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Embrapa cujo objetivo é contribuir para a conservação da biodiversidade brasileira assegurando os modos de vida das comunidades tradicionais e agricultores familiares.

"Em nome da Escola Família Agrícola Nova Esperança agradeço e parabenizo a Embrapa pela iniciativa das Minibibliotecas. Receber esta doação significa contribuir para o empoderamento de nossos jovens camponeses. O conhecimento precisa ser socializado e vivenciado por quem está na ponta do processo de ensino e aprendizado", agradeceu a diretora da EFA Nova Esperança, Fernanda Ferreira dos Santos.

As Minibibliotecas são uma iniciativa institucional da Embrapa de incentivo à leitura e à inclusão produtiva no meio rural. Estão organizadas regionalmente, conforme interesse do público a que se destina, e reúnem, num acervo itinerante, publicações impressas (livros, cartilhas, manuais, etc.), vídeos e áudios com programas de rádio e de TV, que disponibilizam informações tecnológicas geradas pela Embrapa e seus parceiros sobre culturas agrícolas, criação de animais, meio ambiente, agroindústria familiar, entre muitos outros temas.

A doação das Minibibliotecas acontece por meio de convênios com órgãos do Governo Federal, prefeituras, secretarias de educação, escritórios de extensão rural e diversos outros entes públicos. Para mais informações sobre as formas de aquisição, favor entrar em contato com a Embrapa Informação Tecnológica, por meio dos telefones e/ou do e-mail a seguir:

Fones: (61) 3448-4162 / 3448-2486
E-mail: sct.minibibliotecas@embrapa.br

Irene Santana (MTb 11.354/DF)
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-4769

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/