22/01/18 |   Manejo de Recursos Hídricos

Reúso de efluentes melhora eficiência de utilização da água na pecuária

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Gisele Rosso

Gisele Rosso - Uma das alternativas para uso do efluente é na fertirrigação

Uma das alternativas para uso do efluente é na fertirrigação

O manejo hídrico na pecuária é essencial para reduzir os potenciais impactos negativos na utilização dos recursos hídricos. O reúso é uma alternativa viável e uma forma de melhorar a eficiência da utilização da água, reduzindo a captação de fontes naturais e o gasto com energia elétrica. Para que o aproveitamento seja possível deve-se utilizar tecnologias de tratamento do efluente para garantir segurança sanitária e ambiental dos sistemas de produção e padrões de qualidade de acordo com o uso desejado.

Segundo os pesquisadores Airton Kunz, da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia, SC), e Gislaine Fongaro, da Universidade Federal da Fronteira Sul (Erechim-RS), a água de reúso pode ser destinada tanto para fins que exijam elevados padrões de qualidade quanto para usos menos nobres. No caso do potável, menos frequente, o efluente tratado pode ser utilizado para o abastecimento humano e consumo animal. Já para usos como irrigação de culturas agrícolas, fertirrigação, lavagem de instalações agropecuárias, recarga de aquíferos, etc. o processo será mais simples.

A seleção da tecnologia para tratamento do efluente vai depender da finalidade do reaproveitamento e da qualidade requerida para não comprometer os processos produtivos.

O Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura (SISTRATES) é um exemplo de tecnologia limpa desenvolvida pela Embrapa Suínos e Aves. O processo visa à redução do impacto ambiental das águas residuais da suinocultura pela remoção de Carbono, Nitrogênio e Fósforo, reaproveitados em áreas agrícolas e na pecuária.

Tanto o SISTRATES como outras tecnologias para reciclagem vão ser discutidos e apresentados por Airton Kunz e Gislaine Fongaro no V Simpósio em Produção Animal e Recursos Hídricos (SPARH), que ocorre nos dias 14 e 15 de março em São Carlos (SP).

Realizado pela Embrapa Pecuária Sudeste, o objetivo do evento é oferecer atualização técnica a profissionais e estudantes buscando uma agropecuária mais eficiente no uso da água.

As inscrições podem ser feitas em https://www.embrapa.br/pecuaria-sudeste/vsparh

Gisele Rosso (MTb/3091)
Embrapa Pecuária Sudeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 3411-5625

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

aguasparhefluentesreuso