08/02/18 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Para Maggi lançamentos da Embrapa atendem as demandas do setor produtivo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Lebna Landgraf

Lebna Landgraf - Blairo Maggi participa de lançamento de cinco tecnologias da Embrapa

Blairo Maggi participa de lançamento de cinco tecnologias da Embrapa

A solenidade de lançamento de tecnologias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizada, neste dia 8 de fevereiro, quinta-feira, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, no Show Rural, em Cascavel (PR), contou a presença do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, do chefe de Transferência de Tecnologias da Embrapa Soja, Alexandre José Cattelan, do chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Alcido Wander, do presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, entre outras autoridades. 

Durante a solenidade, o ministro da Agricultura Blairo Maggi enfatizou a importância da geração contínua de novas tecnologias que atendam às necessidades do setor produtivo. “As tecnologias precisam trazer aumento de produtividade no campo, mas principalmente proporcionar rentabilidade ao agricultor. E essa é uma preocupação que pauta os trabalhos da Embrapa: gerar inovações para incrementar a produção e a renda do produtor rural”, afirmou Maggi.
 
De acordo com Alexandre Cattelan, a Embrapa sempre trabalha em sintonia com o setor produtivo, tanto que as tecnologias que estão sendo lançadas são fruto de um intenso trabalho que não é feito apenas dentro dos centros de pesquisa. “Temos uma profunda conexão com as demandas, um processo sistemático de compreensão de desafios e de estabelecimento de novos patamares tecnológicos”, destaca Cattelan.
  
O diretor da Coopavel, Dilvo Grolli, enfatizou que o processo de pesquisa é sistemático e continuado, tanto que as cultivares que eram semeadas, em 2008, já não estão mais no campo em 2018. Para Grolli, a Embrapa tem papel preponderante nesse processo de inovação no campo. “Temos muita gratidão pelas tecnologias que a Embrapa entrega para os agricultores, principalmente, porque  os resultados gerados nos ajudam a ser mais produtivos e competitivos”, ressalta Grolli.

Lançamentos – Na solenidade realizada hoje, no Show Rural, foram lançados cinco tecnologias de bastante impacto para o setor produtivo. Entre os lançamentos estavam duas cultivares de soja (BRS 433RR e BRS 511). A BRS 511 é uma cultivar de soja convencional desenvolvida com a tecnologia Shield. A tecnologia reúne genes resistência à ferrugem-asiática. O outro lançamento é a cultivar de soja transgênica BRS 433RR, com alta performance, estabilidade produtiva e ciclo precoce, ambas desenvolvidas em parceria com a Fundação Meridional.

Também foi lançada a cultivar de feijão carioca superprecoce BRS FC104, com ciclo médio de 65 dias e alto potencial produtivo. A Embrapa, em parceria com a Total Biotecnologia, coloca no mercado também a primeira tecnologia de inoculação de braquiária com Azospirillum, o que irá incrementar a produção de biomassa das pastagens. Outro destaque foi o aplicativo guia INnat, que auxilia na identificação de agentes naturais para controle de pragas.

Cobertura especial

Lebna Landgraf (MTb2903/PR)
Embrapa Soja

Contatos para a imprensa

Telefone: (43) 3371-6061

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

showrural2018