16/02/18 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde

Hortaliças na Web: carnes e hortaliças combinadas em receitas simples, rápidas e práticas para o dia a dia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Após quase cinco anos do seu lançamento, a série “Hortaliça não é só salada”, do site “Hortaliças na Web”, ganha mais um componente na sua seção “Hortaliças combinam com todas as refeições”. A exemplo da receita onde o macarrão compartilha espaço com hortaliças como alho-poró, brócolis, espinafre, taioba ou mostarda, dessa vez a novidade fica por conta da possível combinação desses vegetais com carne moída, carne bovina e frango

De acordo com a pesquisadora Milza Lana, da área de Pós-Colheita da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), ao compor a seção com as novas receitas onde as hortaliças entram como parceiras, a ideia foi motivar as pessoas a incluir esses vegetais nos seus pratos do dia a dia, “o que representa um saudável hábito porque traz elementos muito ricos em termos nutricionais, na equação vitaminas mais proteínas”.

“Para muita gente, embora haja um crescente interesse em melhorar a dieta alimentar, o consumo diversificado de hortaliças não faz parte do cotidiano, e ao se deparar com receitas que levam ingredientes que já conhece (carnes), a partir da experimentação de novos sabores (vegetais), a tendência é que o paladar vá se acostumando e essa inserção torne-se um hábito”, aposta a pesquisadora.

A seção também foi pensada para quem já gosta e consome hortaliças, mas gostaria de conhecer novas formas de preparo. Ou ainda não consumiu porque desconhece como pode ser preparada. “Um dia, por algum motivo, a pessoa não compra a couve que está sempre presente no seu cardápio, e aí resolve experimentar o espinafre, e se não sabe de que forma pode ser consumido, vai encontrar o que procura na nossa página”.

Na seção “Hortaliça combina com todas as refeições” a ideia, segundo a pesquisadora, é mostrar como esses vegetais podem ser combinados a outros pratos e ingredientes que são comuns na dieta do brasileiro -  ou seja, preparos ou pratos que, em geral, são feitos com outros ingredientes, sem incluir hortaliças.

Segundo ela, a diferença entre essa seção e a referente à “50 Receitas” - baseada no livro “50 hortaliças – Como Comprar, Conservar e Consumir” - é que as receitas inseridas nessa última são relacionadas a cada hortaliça em particular. “No caso de “Hortaliças combina com todas as refeições”, a intenção foi mostrar como uma mesma hortaliça pode ser usada em diferentes pratos”.

Legume seco
Embora não se enquadrem na mesma categoria das hortaliças, grãos como ervilha, lentilha e grão-de-bico também são objeto de pesquisa na Embrapa Hortaliças. Pela importância desses alimentos, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) ao instituir 2016 como o “Ano das Leguminosas”, foi produzido um material para orientar o consumidor na mesma linha do “Como comprar, conservar e consumir hortaliças”.

“As leguminosas são importantes fontes de proteínas na dieta alimentar, além de serem ricos em fibras - como são alimentos muito nutritivos, saborosos e versáteis, e pela nossa pouca tradição de consumo, foi criado um espaço especial no site como ferramenta de divulgação, juntamente com as cartilhas com orientações de como comprar, conservar e consumir hortaliças”, anota Milza.

Ainda sobre as propriedades nutricionais desses grãos, a pesquisadora lembra a relevância de uma dieta com leguminosas para quem apresenta, por exemplo, intolerância ao glúten, como os portadores de doença celíaca, que podem consumir os grãos em forma de farinha, substituindo o trigo. 

Anelise Macedo (MTB 2.749/DF)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385-9110

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

grao-de-bicohortalicas-na-webreceitashortalica-nao-e-so-saladaervilhalentilha