19/02/18 |   Gestão Estratégica

Estudantes são motivados para profissionalização técnica no Amapá

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Aline Furtado

Aline Furtado - Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Wardsson Lustrino, prestigiando o evento.

Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Wardsson Lustrino, prestigiando o evento.

Aconteceu da última sexta-feira, 16/02, a Feira das Profissões do MedioTec, no auditório do Sebrae Amapá. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) com o objetivo de divulgar e esclarecer à comunidade estudantil, informações acerca das 1.810 vagas disponíveis para os 26 cursos técnicos existentes no estado do Amapá pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 

O chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Amapá, Wardsson Lustrino, prestigiou a abertura do evento e visitou os estandes com exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos cursos técnicos. “É gratificante saber que estão formando profissionais técnicos para o estado do Amapá nas áreas das Ciências Agrárias. A Embrapa deve apoiar e incentivar as atividades dos cursos, oportunizando conhecimentos para a adoção das tecnologias da empresa”, destacou.

A programação do evento contou ainda com a presença do governador do Estado, Waldez Góes, e da deputada estadual Marília Góes, que ministrou a palestra magna “O seu futuro é você que faz”, representando a Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo, Cooperativismo e Economia Solidária. O coordenador do Pronatec no Amapá, Agnaldo Silva, explicou que a ação MedioTec possui atualmente cinco centros de coordenação: Escola de Pesca, CEPS Maria Salomé, Centro Profissionalizante “Cepajob”, Escola de Artes Cândido Portinari e Centro Graziela Reis de Souza. “Especificamente através do Centro da Escola de Pesca, a Embrapa desenvolve relevantes ações conjuntas e contribui com conhecimento técnico aos alunos dos cursos Técnicos em Pesca, Técnico em Aquicultura e Técnico em Agroecologia”, comentou Silva. O coordenador pontuou que mais dois cursos serão desenvolvidos este ano, o curso de Técnico em Floresta e o de Técnico em Controle Ambiental, vinculados à coordenação da Escola de Pesca.   

Estandes
Nos estandes localizados na área externa do evento, os alunos expuseram atividades desenvolvidas nos cursos, com destaque para o Centro da Escola de Pesca, que apresentou os trabalhos produzidos a partir de resíduos pescado, como sandálias, tiaras, colares, entre outros. Escamas de pescada amarela, aruanã e sarda eram facilmente identificadas entre os produtos expostos.  

Uma das áreas do estande trazia a exposição “Histórias que eu ouvi...”, que destacava relatos, fotografias e materiais de histórias e conhecimentos levantados pelos alunos, dentre esses estavam as publicações da Embrapa e fotografias do atendimento realizado na sede da Embrapa Amapá, por meio do Programa Embrapa & Escola para uma turma de alunos do curso Técnico em Agroecologia, ocorrido no último mês de janeiro.

Aline Furtado (Conrerp/DF: 1575)
Embrapa Amapá

Telefone: (96) 93203-0287

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

mediotecembrapa-e-escolaprofissoestecnico