20/02/18 |   Comunicação

Embrapa Algodão tem novo chefe-geral

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Alexandre Oliveira

Alexandre Oliveira - Liv Soares Severino exercerá a Chefia-geral da Embrapa Algodão até que seja realizado um novo processo seletivo para a gestão da Unidade

Liv Soares Severino exercerá a Chefia-geral da Embrapa Algodão até que seja realizado um novo processo seletivo para a gestão da Unidade

O pesquisador Liv Soares Severino assumiu interinamente a Chefia-geral da Embrapa Algodão nesta segunda-feira (19), em substituição ao agrônomo Sebastião Barbosa que deixou o cargo na última sexta-feira (16). A mudança na Chefia da Embrapa Algodão e de outras duas unidades da empresa se deu em cumprimento a uma decisão judicial a partir de ação movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A sentença baseia-se na Lei das Estatais, segundo a qual somente profissionais contratados por concurso público podem exercer atividades de gestão em uma empresa pública, com exceção dos cargos de presidente e diretores executivos.

Sebastião Barbosa é empregado aposentado da Embrapa. Entrou na empresa em 1976, atuando como pesquisador na área de Entomologia em três Unidades Descentralizadas (Recursos Genéticos e Biotecnologia, Algodão e Hortaliças) até 1981. Por um período de 17 anos esteve cedido à FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), atuando na Itália e no Chile. Após seu retorno ao Brasil, antes de se desligar da empresa e se aposentar em 2006, foi ainda coordenador de cooperação internacional da empresa.

Liv Soares Severino exercerá a Chefia-geral da Embrapa Algodão até que seja realizado um novo processo seletivo para a gestão da Unidade, ainda sem data prevista. Liv é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa e doutor em Agronomia pela Texas Tech University (Estados Unidos). Pesquisador da Embrapa Algodão desde 2002, Liv exercia a função de chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento desde 2014.

Assumirá a Chefia de Pesquisa e Desenvolvimento a partir do próximo dia 26 o pesquisador Everaldo Medeiros, doutor em Química e bacharel em Química Industrial pela Universidade Federal da Paraíba.

Legado

Apesar de todas as limitações de recursos, desde que assumiu a Chefia-geral da Unidade em janeiro de 2014, Sebastião Barbosa percorreu todas as áreas do Brasil onde se produz algodão e estabeleceu parcerias com associações de produtores e outras instituições importantes na cadeia produtiva. Segundo ele, a limitação de recurso não foi impedimento para que a pesquisa pudesse dar continuidade à sua programação. “Foram quatro anos de um trabalho muito intenso e que me proporcionou muita satisfação pessoal e profissional por poder estar à frente de uma Unidade tão importante do sistema Embrapa”, relatou.

Futuro

Segundo Liv, a Diretoria-Executiva deverá abrir novo processo seletivo para a gestão da Unidade com a maior brevidade possível, mas a data ainda não está definida. Ele enfatizou ainda que a substituição da Chefia-geral deve ser encarada com naturalidade e que todos os empregados devem envidar esforços para a discussão do processo de reestruturação das Unidades pelo qual toda a empresa está passando para que possa cumprir cada vez melhor a sua missão junto à sociedade.

 

Edna Santos (MTB-CE 01700)
Embrapa Algodão

Contatos para a imprensa

Telefone: (83)3182-4361

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

chefe-geralgestao