13/04/18 |   Florestas e silvicultura

Começa a Expoforest, maior feira florestal do mundo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Juliana Sussai

Juliana Sussai - Tecnologia para florestas plantadas serão apresentadas na feira

Tecnologia para florestas plantadas serão apresentadas na feira

Começa nesta segunda-feira, 09/04, a Semana Florestal Brasileira, evento tradicional do setor florestal brasileiro que acontece a cada quatro anos. A semana é marcada por eventos técnicos e feira dinâmica: dias 9 e 10/04, em Ribeirão Preto/SP, acontecem simultaneamente o 4º Encontro Brasileiro de Silvicultura (EBS) e o 8º Seminário de Colheita de Madeira. Já nos dias 11 a 13, em Santa Rita do Passa Quatro, em uma área de plantios de eucalipto da International Paper, a 50 km de Ribeirão Preto, será realizada a Expoforest, a maior feira florestal que acontece este ano no mundo.

A Semana é organizada pela Malinovski Florestal e a Embrapa vai marcar presença de diversas maneiras: o Presidente da empresa, Dr. Maurício Lopes, é painelista do Encontro Brasileiro de Silvicultura, onde vai discutir os rumos políticos, econômicos e sociais para o segmento de florestas plantadas no Brasil. O pesquisador e articulador de cooperação internacional da Embrapa Instrumentação, Lúcio André de Castro Jorge, ministra palestra sobre utilização de vants na empresa florestal na manhã do dia 09/10. O pesquisador Leonardo Barbosa, da Embrapa Florestas, faz palestra sobre pragas introduzidas em plantios de eucalipto na tarde de 09/04. A Unidade Embrapa Florestas é co-realizadora deste evento, que reúne formadores de opinião do mercado florestal brasileiro, com apresentações e discussões que promovem o intercâmbio técnico-científico entre profissionais e instituições que atuam na área florestal.

Já na Expoforest, a Embrapa montou uma área dinâmica de ILPF. Em 1 hectare, os visitantes poderão conhecer melhor essa estratégia de uso da terra que tem sido incentivada por meio de política pública e linhas de financiamento, inclusive colaborando para que o Brasil cumpra acordos internacionais relacionados às mudanças climáticas. As Unidades Embrapa Florestas, Embrapa Gado de Corte e Embrapa Pecuária Sudeste estarão com pesquisadores e técnicos na área, disponíveis para atender os visitantes e também como mini-palestras a respeito do sistema. Os temas a serem abordados são: Carne Carbono Neutro, SisILPF – software para manejo florestal de precisão em ILPF, bem-estar animal e forrageiras. A agenda das mini-palestras estará disponível no site da Embrapa Florestas nesta terça-feira, 10/04 (www.embrapa.br/florestas).

Ainda sobre ILPF, no primeiro dia da feira, 11/04, a Embrapa Florestas lança a série SisILPF, conjunto de softwares para manejo florestal de precisão em ILPF. A partir de quarta-feira, estarão disponíveis softwares para sistemas de integração com eucalipto e pínus.

A participação da Embrapa na Expoforest faz parte das comemorações dos 40 anos de pesquisa florestal na Embrapa e foi viabilizada pela parceria com Unipasto, Tru Test, Seleção Guzera, Arauco, Associação Paranaense das Empesas de Base Florestal/APRE e Malinovski Florestal.

Serviço:
Expoforest 2018
Locais:
Ribeirão Preto - dias 9 e 10/04/18; e Santa Rita do Passa Quatro - dias 11 a 13/04/18

Atenção: o local da feira não tem sinal de telefone e internet. Contatos podem ser feitos segunda e terça durante o dia ou de quarta a sexta após 18h30.

Katia Pichelli (MTb 3594/PR)
Embrapa Florestas

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

silviculturaexpoforestilpfeucaliptopinuscursos-e-eventosf