15/04/18 |   Agricultura familiar

Embrapa sedia Tecnofam 2018 a partir de terça-feira (17/4)

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Suelma Bonatto

Suelma Bonatto - Solenidade de abertura Tecnofam 2016. Esse ano, a solenidade de abertura acontece na terça, às 8h30.

Solenidade de abertura Tecnofam 2016. Esse ano, a solenidade de abertura acontece na terça, às 8h30.

Ao longo dessa semana, durante a terça, quarta e/ou quinta, das 8hs às 16h30, as pessoas interessadas em conhecer os principais resultados de pesquisas desenvolvidas pela Embrapa e outras instituições de pesquisa, para a região Sul do Mato Grosso do Sul, poderão participar das atividades da Tecnofam - 2018 - “Tecnologias e conhecimento para agricultura familiar”. O evento acontece na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, nos dias 17, 18 e 19 de abril. O evento demanda inscrições prévias que podem ser feitas gratuitamente pela internet no link http://bit.ly/2FyWIkf.

Os participantes poderão aprender nas oficinas, visitar a Mostra de Tecnologias, degustar delícias e comprar produtos produzidos por agricultores na Feira de Produtos da Agricultura Familiar, enfim desfrutar de um dia diferente e com aprendizado sobre o campo. Além disso, haverá oportunidade de conhecer, visitar e conferir pessoalmente no campo 23 diferentes tecnologias desenvolvidas por diversas instituições públicas.

Planeje-se para participar e confira algumas dessas tecnologias que serão demonstradas a campo, tais como uso de forrageiras para alimentação animal, em que o pesquisador Luís Armando Zago, estará esclarecendo dúvidas sobre a importância da integração lavouras e pastagens, com ênfase nos benefícios do uso de forrageiras na estação seca e com esclarecimentos detalhados sobre as particularidades de cada uma das forrageiras; cultivares de algodão colorido, apresentados pelo pesquisador Fernando Mendes Lamas, sendo essa uma importante alternativa de agregação de renda.

Os Sistemas Agroflorestais também estarão presentes no campo, para visitação in loco. Será uma oportunidade de conhecer os Sistemas Agroflorestais Biodiversos (SAFs), que será apresentado pelo pesquisador Milton Padovan. Ele vai falar sobre as estratégias de manejo dos SAFs com o objetivo de fortalecer esse sistema e gerar renda para o produtor ao longo de todas as fases. Além disso, haverá demonstração a campo dos Sistemas Agroflorestais para Recuperação de Áreas Degradadas, que estará sendo demonstrado pela pesquisadora Eny Duboc. Trata-se de um sistema de cultivo de erva-mate, inserido no sistemas agroflorestais e também da semeadura direta de espécies arbóreas, nesse sistema, que é também uma boa opção para recuperação de reservas legais, as árvores podem ser semeadas sem utilização de mudas.

Além dos temas destacados, conheça os outros temas que estarão sendo demonstrados no campo: manejo sustentável em horticultura; novas variedades de mandioca; sistemas de irrigação para pequena propriedade; novas cultivares de hortaliças; produção de plantas alimentícias não convencionais (Pancs); produção sustentável de moringa; meliponicultura - abelhas nativas sem ferrão; novas cultivares de maracujá; flores tropicais e folhagens para corte e paisagismo; produção de olerícolas em cultivo protegido; alternativas para suplementação alimentar de bovinos da seca; galinheiro móvel e poedeiras Embrapa 51; feijão carioca superprecoce BRS FC104; cultivares de girassol, tecnologias e manejo na cultura da goiabeira; produção de leite em sistemas integrados; coleção de milhos especiais; plantas de cobertura em modelos consorciados com milho e produção de pasto na seca: consórcio milho-braquiária.

Parceiros – O evento é uma realização da Embrapa, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja (Fudems). O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal de Dourados, da Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (APOMS), Sebrae, Senar, além de Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), representado por 14 Unidades da Embrapa.

Serviço:
Tecnofam – Data: 17 a 19 de abril de 2018 – Das 7h30 às 16h30
Local: Embrapa Agropecuária Oeste – Dourados / MS

Christiane Congro Comas (Mtb-SC 00825/9 JP)
Embrapa Agropecuária Oeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (67) 3416-6884 | 9754

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/