16/04/18 |   Transferência de Tecnologia

Livraria Embrapa é um dos destaques da feira para alunos e professores

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Wiliam Ferreira/MAPA

Wiliam Ferreira/MAPA - LIvraria da Embrapa na TecnoShow COMIGO/2018

LIvraria da Embrapa na TecnoShow COMIGO/2018

As vitrines da Casa da Embrapa na TecnoShow COMIGO 2018 estão apresentando ao público uma diversidade de tecnologias, que têm chamado bastante a atenção dos visitantes do evento. Amendoim, aplicativos para dispositivos móveis, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, gado de leite, mandioca, banana, soja, feijão-comum e caupi, são algumas delas. Durante toda esta semana, os pesquisadores dos 15 centros de pesquisa da Empresa que estão na feira recebem os produtores nos estandes, proferindo palestras, fazendo demonstrações e esclarecendo dúvidas sobre as melhores práticas de manejo de cada cultura.

Além das Unidades que marcam presença, a feira recebe também a Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa (SIN), criada recentemente dentro do projeto de renovação e estruturação da Empresa. Uma das ações ligadas a ela é a divulgação de publicações que, em eventos como a TecnoShow COMIGO, se dá pela exposição, disponibilização e venda de livros, livretos e cartilhas, contendo as informações de cada uma das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa ao longo de sua existência e que permanecem sendo adotadas, para melhoria das práticas agropecuárias.

A atividade se apresenta em forma de Livraria itinerante, com uma equipe do SIN se dirigindo às várias feiras e exposições nas quais a Embrapa esteja presente. Na TecnoShow COMIGO 2018, as responsáveis pela apresentação das publicações são Mirane Costa e Suelene Lemos. Segundo opinião de representantes da Embrapa no evento, não apenas o contato direto, mas, também, promover e divulgar o material publicado com as pesquisas realizadas nas diversas Unidades, reforça a presença da Empresa junto aos seus diversos públicos.

O principal título procurado pelos alunos neste ano foi “Cerrado: correção do solo e adubação”, dos pesquisadores Djalma Martinhão e Edson Lobato. Para o público em geral, as maiores buscas foram “Sistema brasileiro de classificação de solos” de autores diversos, e “Cerrado: uso eficiente de corretivos e fertilizantes em pastagem”, também do pesquisador Djalma Martinhão e outros autores. Este último, estava esgotado, nós imprimimos nova edição e vendemos tudo o que trouxemos para a TecnoShow”, diz Suelene.

O Professor de Fruticultura e Melhoramento de Plantas do Instituto Federal (IF) Goiano de Rio Verde, Fernando Higino e Silva, é um dos visitantes frequentes da Livraria. Para ele, ter tanto material rico de instrução ao alcance é de suma importância, já que, normalmente, seus alunos não têm tempo e condições para visitar outras feiras, simpósios, seminários e congressos. Assim, com os livros, “eles conseguem os conteúdos que certamente farão diferença ao final de seus estudos”, diz ele.

Fernando, que leciona em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, lembra que, em 2017, durante o ‘Congresso de Iniciação Científica do IF Goiano de Urutaí’, a Livraria Itinerante da Embrapa estava presente e ele viu ali muito material interessante para suas aulas, o que facilitou o acesso dos alunos. Para ele, poder assistir uma palestra demonstrativa em um plot e, em seguida, levar para casa o conteúdo completo do tema que chamou a atenção é algo impagável. “Esta livraria é uma experiência muito válida, não só para os alunos, mas também para os docentes. Sempre que nós vamos aonde ela está, procuramos trazer algum conhecimento novo para inserir no conteúdo apresentado aos alunos”, conta ele.

Além das feiras, a Livraria atende pelo site embrapa.br/livraria

Henrique de Oliveira (MTb/GO 1.960)
Embrapa Arroz e Feijão

Contatos para a imprensa

Telefone: (62) 3533-2108

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

tecnoshow-comigotecnoshow