23/04/18 |   Transferência de Tecnologia

Dia de Campo na TV - FertOnline mostra como adubar plantio de coqueiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros disponibiliza em seu portal o programa FertOnline que recomenda os ingredientes e quantidade necessários para adubação no plantio de coqueiros, seja anão ou gigante.

Embora seja aplicável também para milho e citros, essa edição do Dia de Campo na TV vai mostrar sua utilização no plantio de coqueiro, com detalhes passo a passo, desde como coletar amostras de solo e das folhas do coqueiro como também enviar ao laboratório credenciado.

De posse dos resultados de laboratório, o produtor entra no programa FertOnline, disponível no portal da Embrapa Tabuleiros Costeiros, insere os dados e, automaticamente, o programa elabora um relatório com as recomendações das quantidades de  nutrientes e fertilizantes para adubar o coqueiral de acordo com o tipo de coqueiro (anão ou gigante) e a produtividade esperada.

Com relação às folhas, os produtores devem inserir os dados nos campos para nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, zinco, manganês, boro e cobre. Já para solo, são inseridas informações de PH, cálcio, magnésio, alumínio fosforo e potássio.  “O objetivo do FertOnline é levar ao produtor, de forma simples e gratuita, informações importantes sobre o manejo do plantio de coqueiro que antes eram disponíveis apenas em publicações técnicas cujo alcance é limitado”  disse o pesquisador Lafayette Franco Sobral, especialista em fertilidade de solos, autor do software.

Fruto de dez anos de experimentos de campo com as espécies gigante e anão, o programa FertOnline resolve a dificuldade dos produtores e técnicos em transformar as tabelas e artigos científicos em ações práticas.

“Para garantir o bom funcionamento da ferramenta, eu enfatizo a devida atenção no preenchimento, inclusive das unidades, de medidas apresentadas pelo laboratório que podem ser diferentes às utilizadas pelo programa. Nesse caso, tem que ser convertidas”, explica o pesquisador.

O Dia de Campo na TV “FertOnline mostra como adubar plantio de coqueiro" foi produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa ), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do tema principal, o programa aborda outros assuntos nos quadros – Agência Embrapa de Notícias, Sempre em Dia; Repórter em Campo; Na Mesa; Quem quer ser cientista; Minuto do Livro e Ciência e Tecnologia em Debate.

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Ivan Marinović Bršćan (DRT 1634 JP/DF)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

dctv2018cadeia-produtivacomunicacao-rural-urbanainsercao-produtivacoqueiro