23/04/18 |   Agricultura familiar  Agroecologia e produção orgânica  Transferência de Tecnologia

Folders informam passo a passo para produção de fungicidas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fernando Jackson

Fernando Jackson - Folders à disposição para sistemas agroecológicos.

Folders à disposição para sistemas agroecológicos.

No quadro Publicações da Semana, na edição do programa Terra Sul - programa de Tv da Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS), são apresentados dois folders sobre os fungicidas para práticas agroecológicas, abordando preparo, usos e cuidados da Calda Bordalesa e da Calda Sulfocálcica. As publicações foram feitas pelos pesquisadores Carlos Alberto Martins, José Ernani Schwengber e Gustavo Schiedeck.

Folders
As publicações apresentam os materiais necessários para o preparo de 10 litros das caldas, juntamente com instruções do modo de preparo, guiando o produtor por um passo a passo. Na sequência são apresentados os cuidados especiais que se deve tomar ao escolher utilizar esses fungicidas. No caso da Calda Bordalesa, umas das recomendações é não armazená-la por um período superior às 24h após seu preparo, para que não perca sua eficiência; já com a Calda Sulfocálcica é necessário ter cuidado durante o preparo e o manuseio por apresentar características altamente alcalinas e corrosivas.

Ao final dos folders são mostradas dicas importantes, como a utilização de equipamento de proteção individual (EPI), para manusear adequadamente e com segurança, já que os agricultores dentro de suas propriedades podem preparar as caldas, pela facilidade do preparo e pela economia.

Acesso virtual
Os folders Calda Sulfocálcica e Calda Bordalesa podem ser encontrados para download gratuito neste link, juntamente com um acervo de outras publicações. Para ter acesso a lista completa de publicações, basta acessar também o site: https://www.embrapa.br/clima-temperado/publicacoes.

Cristiane Betemps (MTb 7418/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (053) 3275-8215

Colaboração de Laura Amaral
Embrapa Clima Temperado

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/