24/04/18 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa planeja iniciar atividades no parque BioTIC

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa contará com espaço de 400 m2 para uso no BioTIC, parque tecnológico a ser inaugurado em 15 de maio em área de 958 mil m2, próxima a Granja do Torto, a 5 km do prédio da Embrapa Sede, em Brasília (DF). A cessão do espaço para atividades do Núcleo de Inovação Tecnológica da Embrapa será oficializada por meio da assinatura de termo de cooperação com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). As duas instituições assinam o termo em 24 de abril, durante solenidade em comemoração aos 45 anos da Embrapa. 

A partir da assinatura do convênio, a Embrapa terá 60 dias para iniciar atividades no novo espaço, que será entregue mobiliado no mesmo prédio onde a FAP-DF e o Sebraelab estarão instalados. O edifício conta ainda com auditório para 160 pessoas. O Sebraelab, por exemplo, será um espaço de estímulo à criatividade e à inovação no qual potenciais empreendedores poderão interagir com colaboradores e consultores do Sebrae para inovar em seus modelos de negócios. Os datacenters do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal já estão instalados no BioTIC.

“Até o final deste ano, selecionadas por meio de editais, estarão no BioTIC também empresas de base tecnológicas, instituições que trabalham no apoio ao desenvolvimento e será instalada uma agência de inovação”, salienta Hideraldo Almeida, diretor de negócios, ciência, tecnologia e inovação do BioTIC.  

A Embrapa é considerada uma das empresas âncoras do parque tecnológico BioTIC e a intenção dos gestores da Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa (SIN) é utilizar o espaço para realizar ações de fomento à inovação, tais como maratonas de negócios e desenvolvimento de tecnologias (hackatons), dinâmicas de grupo e metodologias colaborativas com startups e parceiros, e meetups (encontro informal de networking articulado para que as pessoas conversem de pé, promovendo maior interação), speed mentoring (atividade para acelerar mentorias e aconselhamentos empresariais), e outras iniciativas alinhadas com a proposta do parque de fortalecer o surgimento de empresas focadas em TICs e biotecnologia.

“A SIN tem no BioTIC um ambiente ímpar para consolidar seu protagonismo em nortear o processo de inovação da Embrapa, fortalecer as relações com parceiros e alavancar novos negócios”, salienta Cleber Soares, Diretor de Inovação e Tecnologia da Embrapa.

A proposta dos gestores é criar um ambiente propício para maior interação com startups e parceiros, envolvendo o alinhamento das atividades da SIN com as possibilidades de atuação que se abrem com o novo espaço. Além disso, parte das atividades da SIN poderá ser migrada para o BioTIC à medida que a estratégia de uso do espaço se consolide. “A SIN é o Núcleo de Inovação Tecnológica da Embrapa. Teremos este espaço para montar uma agenda de trabalho”, comenta Vitor Mondo, secretário de inovação e negócios da Embrapa.

O foco do BioTIC é possibilitar o surgimento de um ecossistema de inovação, integrando academia, instituições públicas de C&T e iniciativa privada, em ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação alinhadas aos setores de Bioeconomia e Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC. O modelo proposto prevê a possibilidade de instalação de laboratórios multiusuários e centros de pesquisa. “As startups e os empreendimentos eleitos por fundos de venture capital deverão ser privilegiados, contando com um maior número de unidades ofertadas. A localização do parque tecnológico e a parceria com a Embrapa favorecem o desenvolvimento de pesquisas com espécies nativas do Cerrado, por exemplo”, explica Hideraldo.

Chamada pública para empresas interessadas

A BioTIC S/A, empresa pública criada pela Terracap, tem três editais em andamento. O primeiro é destinado a selecionar até sete instituições de apoio ao desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação que estarão no Parque promovendo o desenvolvimento da C&T. O segundo para selecionar oito empresas de base tecnológica e inovadoras. O terceiro edital, lançado pela Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia do DF, selecionará uma entidade privada sem fins lucrativos para atuar como agente de inovação, apoiando o Parque Tecnológico na incubação e aceleração de empresas e negócios e na capacitação dos empreendedores dentro do Edifício de Governança do BioTIC.  

As propostas de empresas de base tecnológica, que tenham atuação nas áreas de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Biotecnologia, interessadas em ocupar espaço no edifício de governança do parque tecnológico podem ser encaminhadas até 27 de abril. A seleção das empresas para formalização de contrato de cessão de uso oneroso das instalações levará em conta o grau de inovação, modelo de negócio, potencial de mercado, e capital humano. As informações para empresas interessadas em fazer parte do BioTIC estão disponibilizadas aqui, em Chamada Pública.

Após a fase de instalação de empresas no prédio de governança, os gestores planejam edificar estruturas para receber atividades de PD&I das empresas inovadoras, representações das universidades e institutos de pesquisa nacionais, “de forma a permitir a interação e a sinergia necessárias para a inovação, crescimento e expansão dos negócios, novas relações comerciais, parcerias estratégicas e contato com o mercado”, conforme constante na Chamada Pública. O BioTIC almeja atrair, quando estiver em pleno funcionamento, em torno de 1.200 empresas e gerar até 25 mil empregos diretos.

Gustavo Porpino (RN648JP)
Secretaria de Inovação e Negócios

Contatos para a imprensa

Telefone: 61 3448 2093

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

inovacaoparcerias-publico-privadasbioticembrapa-45-anos