24/04/18 |   Recursos naturais

Dinâmica da água no solo foi tema de debate

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Alexandre Esteves

Alexandre Esteves - Os equipamentos foram apresentados no campus da Embrapa Solos

Os equipamentos foram apresentados no campus da Embrapa Solos

No dia 17 de abril, aconteceu, na Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), o “Workshop Avaliação da Infiltração e Condutividade Hidráulica do Solo – Métodos de Campo”. O evento debateu a dinâmica da água no solo e teve como objetivo apresentar, discutir e treinar pessoal no uso de permeâmetros e infiltrômetros.

Existe uma grande demanda dessas informações sobre os solos brasileiros, para projetos de irrigação, comparação da influência de diferentes sistemas de uso da terra e suas consequências em processos erosivos, assim como na modelagem da dinâmica da água no solo na contaminação e recarga de aquíferos.

O evento

Na parte da manhã foram apresentadas palestras sobre o infiltrômetro de anel; infiltrômetro de tensão e permeâmetro de Guelph, pelo pesquisador da Embrapa Solos, Wenceslau Teixeira. Foram apresentados resultados e o uso destes equipamentos em diversos projetos do grupo de pesquisa liderado pelo professor Nelson Fernandes (UFRJ) na Bahia e Rio de Janeiro onde há estudos para a modelagem dos deslizamentos de terra em áreas montanhosas.

Já o professor Geraldo Cernichiaro, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), apresentou possibilidades de automação da coleta dos dados desses equipamentos.

O Projeto Hidrogeologia, em São Luís (MA), foi terma da apresentação de Edgar Shinzato, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Nesse trabalho há um grande esforço de caracterização dessas propriedades hidráulicas que tem sido feito em toda a ilha, com o objetivo de estudar a recarga do aquífero naquele local.

Após o almoço, os pesquisadores da Embrapa Solos Alba Leonor e Silvio Tavares fizeram demonstrações práticas com o uso de alguns equipamentos.

A Embrapa Solos pretende realizar estas discussões e treinamentos de forma periódica para ampliar a obtenção desses dados para os solos brasileiros.

 

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 2179-4578

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agua-no-solo