26/04/18 |   Gestão Estratégica

Parlamentares destacam papel da Embrapa para o futuro da agricultura brasileira

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Robinson Cipriano

Robinson Cipriano - Mais de 90 empregados participaram da sessão solene na Câmara dos Deputados

Mais de 90 empregados participaram da sessão solene na Câmara dos Deputados

Em comemoração aos 45 anos da Embrapa, a Câmara dos Deputados realizou sessão solene, hoje, 26, no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). A cerimônia contou com a presença de mais de 90 pessoas, entre parlamentares, lideranças do agronegócio, dirigentes de empresas públicas, empregados e diretores da Embrapa. Parlamentares presentes ressaltaram as importantes contribuições da Empresa no passado e destacaram o seu papel para o futuro da agricultura brasileira, capaz de garantir, por meio de soluções tecnológicas e inovação, um cenário de intensificação e sustentabilidade dos sistemas de produção agrícola do país.

Na mesma direção, o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, afirmou ser o futuro o principal insumo para pautar as pesquisas da Empresa. Para Lopes, embora seja motivo de orgulho as contribuições da Empresa no passado, é preciso apostar no futuro, nos anos que estão por vir. Por isso, a instituição de pesquisa passa a se dedicar ao futuro, com base na agenda global da Organização das Nações Unidas (ONU) para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), compromisso assinado, em 2015, por 179 países.

“Uma agenda que se tornou imperativa para pessoas, organizações e países e que será norte para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável”, ressaltou, lembrando que, nos últimos 2 anos, a Embrapa iniciou a avaliação de sua programação de pesquisa, inovação e transferência de tecnologia, procurando analisar as relações das atividades da Empresa com a Agenda 2030. Os resultados desse estudo indicaram que há uma sintonia grande entre o que vem se realizando e o que se pretende realizar até esse horizonte.

Durante sua fala, Lopes apresentou aos parlamentares o documento: “Visão 2030: o futuro da agricultura brasileira”, documento que apresenta as análises, tendências, sinais globais e nacionais sobre as principais transformações na agricultura em questões científicas, tecnológicas, sociais, econômicas e ambientais e seus potenciais impactos. O estudo, segundo ele, apontou também a necessidade de a Empresa se transformar em uma instituição mais flexível, capaz de se adaptar aos desafios que virão.

Ao encerrar sua fala, Lopes ressaltou a importância do investimento na ciência pública. “A ciência é o motor do desenvolvimento e a ciência pública é fundamental para ajudar os países a avançarem. Ela vai na frente limpando os caminhos, abrindo os caminhos, como uma locomotiva limpa-trilhos. Portanto, é importante que seja valorizada, pois não há futuro sem uma ciência pública capaz de produzir inovação”.

Discurso dos parlamentares

A sessão solene foi presidida conjuntamente pelos deputados Izalci Lucas (PSDB/DF) e Sérgio Souza (PMDB/PR), ambos autores do requerimento de homenagem aos 45 anos da Embrapa. Também participaram da mesa, o presidente Maurício Lopes, o vice-presidente de Finanças da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), Muni Lourenço Silva Júnior, e o presidente da Infraero, Antônio Claret.

“A Embrapa cumpriu e continua cumprindo papel essencial na conquista da admirável evolução do setor agropecuário do país. Atualmente, o setor contribui com 1/4 do PIB nacional e responde por um percentual ainda maior da força de trabalho. É  responsável por quase metade das exportações e, ano passado, ajudou a consolidar o reaquecimento da economia”, ressaltou o deputado Izalci Lucas. Segundo o parlamentar, os resultados alcançados não teriam sido possíveis sem a atuação da Embrapa, que abraçou, desde a década de 1970, o desafio de construir um modelo de agricultura e pecuária tropical.

Ele também prestou homenagem aos fundadores da Embrapa e primeiros dirigentes, entre eles os pesquisadores José Irineu Cabral (1º presidente), Eliseu Alves, Edmundo da Fontoura Gastal e Roberto Meireles de Miranda.

“Nossa vocação é o agro. E a Embrapa nasceu justamente em um período que o mundo vivia uma crise global por alimentos. Naquela época importávamos até leite e hoje somos o segundo maior produtor de alimentos do planeta. E isso não foi por acaso, mas porque temos uma empresa de pesquisa do porte da Embrapa espalhada por todo o País”, salientou o deputado Sérgio Souza.

O parlamentar destacou ainda que, de acordo com estudos e projeções internacionais, em 2050, a população mundial será de 9 bilhões de habitantes, com uma previsão de acréscimo de 50% na produção de alimentos. É e justamente nesse cenário que as soluções tecnológicas da Embrapa serão fundamentais, não só para o aumento da produtividade de grãos e pecuária, mas também na geração de insumos, tecnologias de precisão e apoio a iniciativas privadas, como as startups voltadas para o agronegócio.

Outros parlamentares também prestaram homenagem à Embrapa durante a sessão solene, entre eles, os deputados Nelson Marquezelli (PTB/SP), Arnaldo Jardim  (PPS/SP), Vítor Lippi (PSDB/SP), Carlos Meles (DEM/MG), Valdir Colatto (PMDB, SC) e Hildo Rocha (PMDB/MA).

Exposição

No Espaço Mário Covas, anexo II da Câmara Federal, foi instalada a exposição interativa Embrapa 45 anos que tem como objetivo mostrar como, nas últimas décadas, o Brasil desenvolveu um modelo de agricultura e pecuária tropical superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energias no País, focando em soluções tecnológicas sustentáveis e para o futuro.

Um conjunto de totens e painéis apresentam ao público as contribuições da Embrapa para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o futuro da agricultura brasileira a partir da apresentação do Documento Visão: O Futuro da Agricultura Brasileira, e o Código Florestal – página que oferece conteúdos técnicos para a recuperação de áreas degradadas a partir do plantio de plantas nativas e orientações para o cumprimento da Lei. A página Embrapa 45 anos também está disponível para navegação para os públicos que circulam pelo Congresso Nacional.

A exposição começou no dia 24 e vai até sexta-feira, 27, sempre das 8h às 18h, e integra o conjunto de ações que a Embrapa desenvolve que tem como foco o público parlamentar.

Maria Clara Guaraldo (MTb 5027/MG)
Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas

Contatos para a imprensa

Telefone: 61-3448-1516

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agropensaarticulacao-politico-institucionalembrapa-45-anos