13/06/18 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa e Asbraer estabelecem acordo de cooperação

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Luis Macedo

Luis Macedo -

A Embrapa e a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) assinaram termo de cooperação geral, na última segunda (11), em sessão solene na Câmara dos Deputados alusiva aos 28 anos da Asbraer. A cooperação irá fortalecer a cooperação técnica entre as instituições e prevê ainda a realização de cursos de capacitação para os colaboradores envolvendo modalidades de aprendizagem virtual e presencial; compartilhamento e divulgação de publicações técnicas; e possibilidade de intercâmbios internacionais com o intuito de promover a troca de experiência entre países e o aprimoramento técnico dos colaboradores ligados às partes.

“O acordo formaliza um relacionamento de longa data entre a Embrapa e a Asbraer”, salienta Lucia Gatto, diretora de gestão institucional da Embrapa. Para a diretora, as duas instituições irão se beneficiar mutuamente por meio da capacitação de técnicos e acelerar o processo de transferência de tecnologias
para aqueles que mais precisam. “Ensino, pesquisa e extensão são essenciais para o desenvolvimento sustentável do País. Se um dessas pernas falhar, teremos dificuldades”, comenta.

Assista aqui ao vídeo com o discurso da diretora de gestão institucional Lucia Gatto na sessão solene da Câmara dos Deputados.

Durante a solenidade, o engenheiro agrônomo Zé Silva, deputado federal por Minas Gerais, falou sobre alguns fatos importantes da extensão rural brasileira. Ele destacou a criação da Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar), fundada em 1948, em Minas Gerais, e a extinção da Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Embrater), em 1990, pelo ex-presidente Fernando Collor. Além disso, Silva defendeu a desvinculação da extensão rural da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário. “A extensão rural não pode ficar subserviente aos tempos políticos, aos interesses partidários. Ela tem que ser tratada como um assunto de interesse do estado brasileiro”, afirmou.

A deputada Érika Kokay (PT-DF) concorda. Segundo ela, a extensão rural não deve estar subordinada a nenhum ministério, mas deve ter todas as condições para que possa articular o conjunto das políticas. “São tantas as políticas que o extensionista carrega. Extensionista é pesquisador, é alguém que estabelece sentimentos de pertencimento”, disse em seu discurso.

Asbraer

A Asbraer foi fundada em 1990 e reúne 27 entidades estaduais de assistência técnica e extensão rural. A instituição atua na disseminação das ações de desenvolvimento sustentável e segurança alimentar realizados pelas Emateres de todos o país. O serviço público de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) contribui para gerar oportunidades de desenvolvimento no campo e trazer resultados positivos à sociedade, em parceria com a agricultura família.

Com informações da Agência Câmara Notícias.

Gustavo Porpino (RN648 JP)
Secretaria de Inovação e Negócios

Contatos para a imprensa

Telefone: 61 34482093

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

aterassistencia-tecnicaparcerias