20/06/18 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Recursos naturais

PronaSolos inicia estratégia de 30 anos para levantamento e uso do solo no Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O presidente Michel Temer assinou neste dia 19 o Decreto 9.414, que inicia as atividades do Programa Nacional de Solos do Brasil (PronaSolos), o maior programa de investigação do solo da história. O trabalho, liderado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tem apoio da Embrapa, universidades, institutos e empresas de pesquisa e agências especializadas.

“Esse é um passo para o futuro, estamos tratando água e solo com a dignidade necessária. Com a assinatura do presidente da república, o Brasil passa a ter uma estratégia de 30 anos para levantamento do uso dos solos”, explica o coordenador do Pronasolos, o chefe geral da Embrapa Solos, José Carlos Polidoro. "Num futuro próximo, teremos a erosão controlada no Brasil, evitando um prejuízo anual de cinco bilhões de dólares por ano”, declara o pesquisador frisando que o programa vai colocar o Brasil em um patamar diferenciado entre as nações, ampliando sua capacidade de conservar e usar melhor solo e água. “Garantiremos a segurança hídrica e, principalmente, cuidaremos do solo e da água, os dois capitais naturais mais importantes para a sociedade”.

O Pronasolos pretende mapear o território brasileiro e gerar dados com diferentes graus de detalhamento para subsidiar políticas públicas, auxiliar gestão territorial, embasar agricultura de precisão e apoiar decisões de concessão do crédito agrícola, entre muitas outras aplicações. O Programa deve gerar ganhos de R$ 40 bilhões ao País dentro de uma década, de acordo com especialistas. Esse valor é dez vezes mais do que o investimento necessário para todo o Programa.

20 instituições participarão do trabalho
Definido pelo presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, como uma das maiores iniciativas do Brasil para proteger seu solo, o PronaSolos está orçado em R$ 1.3 bilhão, nos dez primeiros anos, e envolverá atividades de investigação, documentação, inventário e interpretação de dados de solos brasileiros para gestão desse recurso e sua conservação.

Entre os maiores resultados esperados está a criação de um sistema nacional de informação sobre solos do Brasil e a retomada de um programa nacional de levantamento de solo. “Esses dois pontos a serem atendidos estão listados no acordão 1942/2015 redigido pelo Tribunal de Contas da União, que deu origem ao programa,” diz Polidoro. “O programa irá obter informações importantes no nível de detalhamento necessário para que o País consiga usar esse recurso natural tão importante”, disse o cientista.

O presidente da Embrapa ressaltou a importância do trabalho coletivo para a realização da empreitada. “Não se faz um trabalho dessa magnitude sem uma parceria muito consolidada, por isso envolve atores de extrema importância,” frisou. “Exploramos outros planetas e conhecemos pouco o nosso próprio solo”, disse o presidente da Embrapa, ressaltando que o solo é um recurso com o qual se deve ter cuidado. “A produção de alimentos cada vez mais sofisticados e a desertificação observada em diversas partes do planeta são exemplos de questões relacionadas a esse valioso recurso”, comentou.

A concretização do Pronasolos contou também com o apoio das técnicas Fabiana Martins e Tatiana Vasconcelos, da Subchefia de Análises e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Presidência da Republica, que lideraram o grupo de trabalho que apoiou a equipe do PronaSolos.

Efeitos ambientais
Segundo dados da FAO, o Brasil possui 140 milhões de hectares com diferentes níveis de erosão (o equivalente a mais de nove milhões e 500 mil Maracanãs) e precisa reverter esse quadro o quanto antes. Com o Pronasolos será possível evitar que novas degradações aconteçam e facilitará na recuperação de áreas degradadas. "A erosão faz o solo perder seus atributos químicos, físicos e biológicos. Também provoca a perda de qualidade e disponibilidade de água especialmente para consumo humano", enumera Aluísio Granato de Andrade, pesquisador da Embrapa Solos com trabalhos voltados para  uso, manejo, conservação e recuperação do solo. Sem cobertura florestal, a água não consegue penetrar corretamente nos lençóis freáticos, causando diminuição na quantidade de água.

Uma área de terras degradadas faz com que as populações sejam forçadas a tentar produzir em terras marginais, não aptas para lavouras ou pastagens, ou avancem em direção a terras mais frágeis (Amazônia e Pantanal, por exemplo), multiplicando desesperadoramente a degradação

A atividade humana sem conhecimento dos recursos naturais – solo, água e biodiversidade −, a falta de planejamento em diferentes escalas, o uso de sistemas não adequados de manejo, o desmatamento incorreto, a exploração do solo acima de sua capacidade (superpastoreio, agricultura extensiva), além do crescimento urbano e industrial desordenados dão origem a uma sequência de ações que influem sobre as propriedades e a natureza do solo, tornando-o mais susceptível às forças naturais de degradação e afetando consideravelmente a quantidade e qualidade da água.

Com um terço de suas terras degradadas, nos Estados Unidos a erosão causa prejuízos anuais na ordem de 10 bilhões de dólares ao ano.

Com a implementação do PronaSolos, estamos mais próximos de mudar essa realidade no Brasil.

Participantes do Pronasolos

  • Agência Espacial Brasileira (AEB)
  • Diretoria de Serviço Geográfico do Exército (DSG)
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária** (Embrapa)
  • Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig)
  • Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
  • Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
  • Instituto Agronômico do Paraná (Iapar)
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
  • Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper)
  • Serviço Geológico do Brasil (CPRM/SGB)
  • Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS)
  • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Centros de pesquisa da Embrapa participantes: Embrapa Acre, Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Agrossilvipastoril, Embgrapa Amazônia Oriental, Embrapa Cerrados, Embrapa Cocais, Embrapa Florestas, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Territorial, Embrapa Pesca e Aquicultura e Embrapa Solos.

Ministérios envolvidos: Meio Ambiente; Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Integração Nacional; Minas e Energia; Defesa; Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD); Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 2179-4578

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

pronasolos