25/10/19 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde  Transferência de Tecnologia

Batata-doce BRS Amélia é destaque do maior evento de gastronomia da América Latina

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Lanzetta

Paulo Lanzetta - A batata-doce BRS Amélia destaca-se pelo seu sabor e qualidades nutricionais, além de ser rica em pró-vitamina A

A batata-doce BRS Amélia destaca-se pelo seu sabor e qualidades nutricionais, além de ser rica em pró-vitamina A

A cultivar de batata-doce biofortificada BRS Amélia é destaque no Mesa São Paulo, maior evento de gastronomia da América Latina, que acontece entre os dias 24 a 27 de outubro, na capital paulista. A cultivar é destaque dentro do V Workshop Nichos de Mercado para o Setor Agroindustrial, evento paralelo e promovido pela Secretaria de Inovação e Negócios (SIN) da Embrapa, Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ) e Sebrae Nacional. O objetivo é aproximar indústrias, agroindústrias, produtores rurais e outros segmentos de mercado interessados em ativos da Empresa para negócios e parcerias. Além da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), outras 15 Unidades compõem o portfólio. 

As características que destacam a BRS Amélia são o sabor e a consistência. Quando preparada cozida ou assada, a textura é úmida, melada, macia e extremamente doce; e a casca solta com facilidade da polpa. Outro diferencial é a cor da polpa, que apresenta um tom alaranjado intenso. O tubérculo apresenta formato elíptico longo, casca de coloração rosa claro, com pigmentação também rosada. Sua produtividade por hectare pode alcançar 32 toneladas. 

As principais novidades desta quinta edição do workshop são destinadas às áreas de alimentos e dietas restritivas (especialmente as de baixo teor de glúten), para as quais a BRS Amélia é uma alternativa. Além disso, estão sendo demonstradas inovações para sistemas biodiversos e sustentáveis, aproveitamento integral de alimentos e de produtos da biodiversidade – como as plantas alimentícias não convencionais (PANCs) – e embalagens que prolongam a vida útil dos produtos (embalagens ativas).

As soluções tecnológicas serão apresentadas para as empresas e para os produtores rurais participantes do evento nas rodadas de negócios tecnológicos, que acontecem nas tardes dos dias 24 e 25, no estande do Sebrae, no espaço do Festival Farofa do Mesa São Paulo. Diariamente, chefs de cozinha, contratados pelo Sebrae Nacional, também irão preparar receitas com produtos que serão apresentados no workshop, para serem servidas como entrada, prato principal e sobremesa.

Mesa São Paulo

O evento discute grandes temas da gastronomia mundial e as principais tendências da cozinha brasileira com uso de produtos nativos. O público previsto para este ano é de 45 mil participantes, incluindo empresas da área de alimentos, bebidas e logística, e chefs renomados, que estão revolucionando as cozinhas latino-americanas. O tema central desta edição é “Cozinha de transição para um mundo em mutação.”

Catarine Thiel (colaboradora)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275.8113

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

brs-ameliabatata-doceenglishbiofortbiofortificacaomesa-sao-paulo

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar convencional