02/03/20 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde

Amendoim e gergelim da Embrapa estarão presentes na ANUFOOD Brazil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Sérgio Cobel

Sérgio Cobel - Gergelim BRS Anahí será um dos destaques da Embrapa na feira

Gergelim BRS Anahí será um dos destaques da Embrapa na feira

Quatro variedades de amendoim e três de gergelim desenvolvidas pela Embrapa estarão presentes na ANUFOOD Brazil, maior feira de alimentos e bebidas do país, que será realizada de 9 a 11 de março, em São Paulo. A ANUFOOD é uma oportunidade para empresas brasileiras apresentarem seus produtos a importadores estrangeiros.

A feira contará com 11 pavilhões internacionais, com expositores de países europeus, asiáticos árabes e latino-americanos, além de estandes de outros 24 países. Mais de 10 mil profissionais de estabelecimentos serviços de alimentação (bares, restaurantes, hotéis, entre outros), distribuidores, atacadistas e supermercadistas devem participar do evento. 

Um dos atrativos da Embrapa na feira será a mais nova cultivar de gergelim desenvolvida pela empresa, a BRS Morena, de película marrom avermelhada. A semente de coloração mais escura é apreciada em diversos mercados mundiais e será direcionada ao mercado gourmet. Apesar de 90% do mercado brasileiro de panificação e óleo adotar sementes de coloração branca, o segmento de consumo gourmet tem interesse por aquelas de coloração mais escura, como a BRS Morena. “Para alguns segmentos, ela traz um diferencial de sabor. No mercado árabe, por exemplo, eles gostam do tahine feito de sementes mais escuras”, conta a pesquisadora da Embrapa Algodão Nair Arriel, responsável pelo desenvolvimento da cultivar.

Também serão apresentadas as cultivares de gergelim BRS Anahí, de película clara, sementes bem maiores que as disponíveis do mercado e adaptação à colheita mecanizada; e a BRS Seda com sementes de coloração branca e sabor mais adocicado. As cultivares possuem teor de óleo de 50 a 52%.

As cultivares de amendoim BRS 421 e BRS 425, também desenvolvidas recentemente pela Embrapa se destacam pelo alto teor de ácido oleico, superior a 80%, o que garante maior vida de prateleira e pelas altas produtividades. Ambas possuem porte rasteiro, o que facilita a mecanização, e sementes de coloração bege, com rendimento de 72%. A primeira possui grãos maiores, ciclo de 135 dias, de 2 a 3 grãos por vagem, teor de óleo de 47% e produtividade de 5.100 kg/ha. A segunda possui grãos médios, ciclo de 125 dias, 2 sementes por vagem, teor de óleo de 48% e produtividade de 5.200kg/ha. 

Ainda estarão presentes as cultivares BR-1 e BRS Havana, ambas de porte ereto e ciclo de 90 dias. A BR-1 produz cerca de 3.800 kg/ha, de 3 a 5 sementes por vagem, coloração vermelha e grãos de tamanho médio, com teor de óleo de 45%. A BRS Havana produz em média 3.100 kg/ha, de 3 a 4 sementes por vagem, coloração bege e grãos de tamanho médio, com teor de óleo de 43%. Ambas têm rendimento de sementes de 72%.

Edna Santos (MTb 1700 CE)
Embrapa Algodão

Contatos para a imprensa

Telefone: 83 3182-4361

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

gergelimamendoimanufoodbrazil

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar convencional
Produto: Cultivar convencional
Produto: Cultivar convencional