30/04/20 |   Mecanização e Automação

Embrapa oferece curso de Fertirrigação e outras capacitações online

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Estão abertas as inscrições para o curso Fertirrigação - Aplicação de fertilizantes e agroquímicos via água de irrigação. A capacitação é realizada pela Embrapa de forma online e gratuita, com vagas limitadas.

Os participantes têm 30 dias, a partir das inscrições, para concluir todas as etapas, totalizando carga horária de 32 horas. O curso é voltado para agrônomos, técnicos agrícolas, agentes de Assistência Técnica, produtores, professores, estudantes e outros interessados.

"O tema é de grande relevância por se tratar de uma prática agrícola essencial ao manejo de culturas irrigadas em sistemas tecnificados”, destaca o pesquisador da Embrapa Semiárido José Maria Pinto, coordenador do curso. Ele explica que a fertirrigação é uma das maneiras mais eficientes e econômicas de adubar os cultivos, disponibilizando fertilizantes e outros agroquímicos nas quantidades requeridas pelo ciclo de desenvolvimento das plantas e no exato volume de solo ocupado pelas raízes.

Entre as vantagens da prática estão a economia de fertilizantes e de mão-de-obra, a aplicação do nutriente em qualquer fase do ciclo da cultura, melhor distribuição dos nutrientes no perfil do solo, inclusive aqueles considerados de baixa mobilidade, além da aplicação de outros produtos sistêmicos, como herbicidas, fungicidas e inseticidas.

Esta edição está sendo ofertada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Embrapa. Até o momento já foram registrados mais de 1.500 inscritos e a meta do curso é capacitar pelo menos 3.000 participantes. As inscrições podem ser feitas pelo site www.embrapa.br/e-campo/fertirrigação.

O curso de Fertirrigação já está em sua 25a edição, e pela primeira vez é realizado virtualmente. A mudança se deu em razão das restrições de atividades presenciais provocadas pela pandemia do novo coronavírus, mas a experiência tem sido animadora para pensar, inclusive, em ações futuras.

“Entre as vantagens do treinamento online estão o atendimento a um maior número de participantes e de diversas localidades, contribuindo assim para que possamos capacitar mais pessoas, especialmente nesse momento de isolamento social, além de facilitar o acesso às soluções tecnológicas da Embrapa”, destaca a Chefe Adjunta de Inovação da Embrapa Semiárido, Lúcia Kiill.

Mais capacitações - Em maio a Embrapa Semiárido também estará oferecendo o curso online de Produção e Tecnologias de Sementes e Mudas, entre os dias 11 a 15. As vagas, no entanto, já estão esgotadas, com 250 inscritos confirmados e cerca de 800 em lista de espera. Devido à grande procura, a Empresa está avaliando a possibilidade de realização de outras edições, que serão divulgadas no site www.embrapa.br/semiarido.

Outro curso online da Embrapa Semiárido que já está em andamento é o de Metodologias participativas para fortalecer a Conservação e uso da Agrobiodiversidade, realizado em parceria com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Com duas turmas, está sendo atendido um público de 400 inscritos, de diferentes locais do Brasil e do exterior, com aulas interativas em módulos que tiveram início no mês de março.

Além das capacitações ofertadas pela Embrapa Semiárido, outros 13 cursos em modalidade à distância também estão sendo oferecidos pela Embrapa, quase todos gratuitos. Os que estão com inscrições abertas são: Sistema de Plantio Direto, Avaliação econômica de sistemas agropecuários, Biodiesel, Potencial agronômico dos dejetos de suínos, Introdução à biofortificação, Silagem de milho e sorgo para gado de leite, Avaliação e classificação de Suínos, carcaças e partes de carcaças, em atendimento à IN 79/2018 e o curso permanente de Formação de facilitadores de aprendizagem com enfoque para as temáticas do agro, além daqueles oferecidos em parceria com outras instituições.

Outros já estão com vagas esgotadas, como o de Hortas em pequenos espaços, Irrigaweb, Recuperação de pastagens degradadas, e Sistemas agroflorestais para pequenas propriedades do Semiárido brasileiro. Em breve também deverão ser abertas as inscrições para os cursos online de Compostagem e de Amostragem, coleta e transporte do leite.

As informações sobre os cursos e inscrições são divulgadas na Vitrine de Capacitacões Online da Embrapa: www.embrapa.br/e-campo.

Fernanda Birolo (MTb 81/AC)
Embrapa Semiárido

Contatos para a imprensa

Telefone: (87) 3866-3600

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

fruticulturairrigacaoagricultura-irrigada