03/06/20 |   Comunicação  Estudos socioeconômicos e ambientais  Recursos naturais  Segurança alimentar, nutrição e saúde

Conexões entre cultura, biodiversidade e alimentos é tema de live da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arquivo Embrapa | Arte: Luciana Fernandes

Arquivo Embrapa | Arte: Luciana Fernandes - Live discute conexões de temas vinculados à missão do centro de pesquisa

Live discute conexões de temas vinculados à missão do centro de pesquisa

Alimentos representam bem mais do que fonte de energia para suprir nossas necessidades nutricionais. Os hábitos alimentares e os alimentos são um componente forte da cultura dos povos e o uso da biodiversidade na alimentação fortalece a riqueza cultural de diversos países. Para abordar estes temas de crescente apelo para a diferenciação de produtos da pesquisa agropecuária, a Embrapa Alimentos e Territórios (Maceió, AL), mais novo centro de pesquisa da Embrapa, fará uma live em 4 de junho (quinta-feira) às 15 horas por meio do canal do YouTube da Embrapa (www.youtube.com/embrapa).

“Neste debate virtual, discutiremos a tendência de utilização e valorização de produtos diferenciados da biodiversidade brasileira para a alimentação, enfatizando questões como alimentos funcionais, saúde, nutrição, bioprodutos, gastronomia e alimentos territoriais e seu vínculo com o desenvolvimento sustentável dos territórios”, comenta o pesquisador João Flávio Veloso, chefe-geral da Embrapa Alimentos e Territórios.

A live contará também com a participação do pesquisador Ricardo Elesbão Alves, que responde atualmente pela chefia adjunta de Pesquisa, Desenvolvimento e inovação daquela Unidade. Elesbão é agrônomo e possui também diversas especialidades em gastronomia. Para ele, o nexo entre cultura, biodiversidade e alimentos gera oportunidades de agregar valor à produção agropecuária brasileira, além de ter potencial de incrementar o turismo gastronômico.

“Essa conversa ao vivo será uma ótima oportunidade para a sociedade em geral conhecer um pouco mais sobre essa atuação inovadora da Embrapa em prol da valorização dos patrimônios cultural e alimentar dos territórios, por meio da conexão da agricultura com aspectos socioculturais e uso da biodiversidade”, complementa Ricardo.

 

Dalmo Oliveira (0859 MTE-PB)
Embrapa Alimentos e Territórios

Contatos para a imprensa

Telefone: 83 988971340

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

alimentosterritoriosagrobiodiversidadelivepaisagens-culturais