05/06/20 |   Comunicação  Produção vegetal  Transferência de Tecnologia  Convivência com a Seca

Horticultura protegida para o semiárido brasileiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arquivo pessoal | Flávia Teixeira

Arquivo pessoal | Flávia Teixeira - Flávia aposta nas vantagens do Semiárido para horticultura

Flávia aposta nas vantagens do Semiárido para horticultura

O potencial de produção de hortaliças em cultivo protegido, no perímetro do Canal do Sertão, é uma das oportunidades que a Embrapa Alimentos e Territórios exibiu no seu radar de inovação e novas pesquisas. A pesquisadora Flávia Teixeira, radicada em Maceió, há alguns meses, acredita que cultivares de tomate, alface e outras hortícolas já utilizadas pela Embrapa Hortaliças, poderão oferecer um diferencial interessante para horticultores da região.

Pesquisas da Embrapa já atestaram que o crescente interesse na produção de hortaliças sob ambiente protegido está associado ao aumento de renda dos consumidores, à urbanização da população brasileira e gradualmente à intensificação da preocupação com o alimento seguro, com o decréscimo no uso de pesticidas químicos e com melhor eficiência no uso de água e fertilizantes.

Os pesquisadores da Embrapa Alimentos e Território chamam atenção para importância do cultivo de hortaliças para a região pólo de Arapiraca (AL). Esse tipo de cultivo atende, especialmente, uma das estratégias do novo programa do Ministério da Agricultura, o AgroNordeste.

A Embrapa considera que, com uma boa articulação interinstitucional e o investimento da iniciativa privada nesse tipo de agronegócio, poderá fomentar uma das maiores áreas de horticultura protegida do mundo, notadamente com as condições diferenciadas do perímetro do Semiárido atingido pelo Canal do Sertão.

Na região pólo de Arapiraca, por exemplo, há excelentes condições para que possa ser implantada uma espécie hub da horticultura, apoiado por uma logística, já praticamente instalada, de transporte de cargas e de distribuição nessa região do Nordeste, de onde podem partir produtos alimentares para as principais metrópoles circunvizinhas.

O Canal do Sertão possui ainda vantagens incomparáveis como a disponibilidade hídrica, umidade relativa baixa, disponibilidade de luz solar e temperatura elevados. Já existem experiências exitosas, como por exemplo, em Almeria, na Espanha. A Embrapa crê ainda que a exploração inteligente do Canal do Sertão com horticultura em ambientes protegidos pode ocasionar oportunidades únicas para o desenvolvimento territorial dessas regiões, onde ainda é muito baixo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Ouça agora:  

 

Dalmo Oliveira (0859 MTE-PB)
Embrapa Alimentos e Territórios

Contatos para a imprensa

Telefone: 83 98897.1340

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/