06/07/20 |

Embrapa Alimentos e Territórios participa de painel online com setor produtivo sobre sustentabilidade

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação - Painel reúne representantes da indústria

Painel reúne representantes da indústria

A Embrapa Alimentos e Territórios (Maceió-AL) participa do Painel online “Panorama, desafios e avanços no combate à redução de perdas e desperdício de alimentos no Brasil”, promovido pela Associação Brasileira de Embalagens (ABRE), entidade fundada em 1967 que reúne mais de uma centena de empresas da cadeia produtiva e usuária de embalagens. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site https://www.abre.org.br/webinars/

O analista Gustavo Porpino, que recentemente liderou projeto nos Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil sobre desperdício de alimentos, será um dos painelistas e abordará tendências do comportamento do consumidor e oportunidades para fortalecimento do consumo sustentável. “O setor produtivo está mais alinhado com a necessidade de fortalecermos a economia circular, uma tendência global que além de ser benéfica para o meio ambiente pode ser lucrativa para diversos elos da cadeia produtiva”, comenta Porpino.

Segundo Porpino, também há muitas oportunidades de fortalecer a circularidade no setor agroalimentar. “Sistemas agroalimentares circulares pressupõem maximizar o reaproveitamento de resíduos gerados em todos os elos do processo produtivo, incrementar o uso de energia renovável, adotar embalagens biodegradáveis, desenvolver produtos upcycled, e ainda mudar os comportamentos de diferentes atores do campo à mesa para que possam adotar hábitos que contribuam com o manejo correto e consumo consciente”, salienta. 

Sobre o comportamento dos consumidores, Porpino destaca que a pandemia da Covid-19 tem afetado a relação das pessoas com os alimentos e alguns fatores ganham importância. “A valorização da saudabilidade, sustentabilidade e a compra local são tendências que já vinham ganhando força e tendem a permanecer crescendo pós-pandemia”, avalia. O evento terá também um painel dedicado a apresentar cases de indústrias que tem se dedicado ao desenvolvimento de soluções para a redução de perdas e desperdícios de alimentos.

 

Embrapa Alimentos e Territórios

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

parceriassustentabilidadedesperdicio-de-alimentosods