25/08/20 |

Domesticação de Spondias é tema de segunda etapa de seminários online

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Luciana Fernandes

Luciana Fernandes - Card do seminário online

Card do seminário online

Umbu, umbu-cajá, cajá, cajarana, seriguela são alguns dos nomes mais comuns de frutos das Spondias cultivadas no Semiárido nordestino
 
Imagine uma única planta de umbu-cajazeira, no Nordeste também chamada de “cajarana”, produzindo, numa média de duas safras, mais de 4 mil frutos e cerca de 38 toneladas por hectare. Esse é apenas um dos aspectos a serem abordados na segunda etapa do web-seminário "Produção e Valorização do Umbu e outras Spondias no Nordeste”, que ocorre nesta sexta-feira, 28, pelo canal corporativo da Embrapa no Youtube.
 
Clonagem e domesticação de plantas, técnicas de propagação vegetativa, cultivo em sequeiro e em condições irrigadas serão outros assuntos abordados pelos convidados. Com início agendado para as 10h da manhã, o evento terá como tema “Cultivo de Fruteiras do Gênero Spondias no Nordeste”, com Eugênio Celso Araújo, engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Meio-Norte, Francisco Xavier de Souza, engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical e Nelson Fonseca, engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura. A moderação ficará a cargo de Rejane Maria Nunes, engenheira agrônoma e professora titular da Universidade Federal da Paraíba.
 
"As potencialidades do umbu" será a temática motivadora do evento no dia 11 de setembro, tendo a engenheira agrônoma e pesquisadora Maria Auxiliadora Coelho e o engenheiro florestal e pesquisador Viseldo Ribeiro, ambos da Embrapa Semiárido, como palestrantes. Se juntará a eles, também como palestrante, o engenheiro agrônomo Dilermando Morais, produtor de umbu gigante em Vitória da Conquista (BA). 
 
A última etapa ocorre no dia 02 de outubro, discutindo a “Situação Atual e Perspectivas do Umbu e outras Spondias no Nordeste”, com moderação do engenheiro agrônomo e extensionista da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER), Ewerton Bronzeado.
 
Os palestrantes serão: Denise Cardoso, presidenta da Coopercuc (Bahia), Maria Nazaré Alves de Queiróz, presidenta da Carimbu (Paraíba), José Roberto Nogueira, representante da Nossa Fruta (Ceará).
 
Além da Embrapa, a realização é uma parceria da EMPAER, Sociedade Brasileira de Fruticultura e da Universidade Federal da Paraíba, por meio do Centro de Ciência Agrárias.
 
__________________________
 
SERVIÇO
O QUÊ: SEMINÁRIO ONLINE
TEMÁTICA: Cultivo de Fruteiras do Gênero Spondias no Nordeste
QUANDO: 28 de agosto
HORÁRIO: 10 da manhã
AONDE: https://youtu.be/ftaEy_WtIkI
 

Dalmo Oliveira (0859 (MTE-PB))
Embrapa Alimentos e Territórios

Contatos para a imprensa

Telefone: 83 991128014

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

umbuspondiasumbu-cajacajaranacajaseriguelanordeste