07/09/20 |   Transferência de Tecnologia

Cadeia de valorização do Umbu é tema de seminário online da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arte do evento | Luciana Fernandes

Arte do evento | Luciana Fernandes - Card do seminário online

Card do seminário online

O umbuzeiro é uma das espécies frutíferas nativas mais

importantes do Semiárido nordestino

 
Seus frutos podem chegar a um peso acima de 60 gramas. Por isso foram chamados de “umbu gigante”. Brotando em umbuzeiros que ocorreram na natureza e que foram selecionados por agricultores em parceira com órgãos de pesquisas, essa Spondia se destaca por suas características genéticas diferenciadas. 

Para discutir seu papel na agrobiodiversidade, seus diversos usos e a necessidade de se ampliar valorização e potencialidades de sua cadeia produtiva, os pesquisadores da Embrapa Semiárido, Maria Auxiliadora Coelho e Viseldo Ribeiro debaterão a temática, acompanhados do produtor da eles o engenheiro agrônomo, Dilermando Morais.

O seminário online inicia a partir das 10 horas no próximo dia 11, sendo transmitido ao vivo pelo canal corporativo da Embrapa no Youtube. 

O umbu possui sabor exótico e, tradicionalmente, foi se tornando um disputado ingrediente para produtos diversos, comercializados em feiras livres, supermercados e lojas de conveniência. Seu extrativismo proporciona renda para milhares de famílias na região semiárida do Nordeste brasileiro. 

Com ele são feitos doces, geleias e até cerveja artesanal. A planta é bem conhecida dos moradores da Caatinga e os vaqueiros usam as batatas do umbuzeiro para matar a sede.

“Foi no final dos anos 90 que a Embrapa Semiárido e a extinta Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) juntaram forças para fomentar o cultivo de umbuzeiros em diversas cidades da Bahia”, diz Morais. O resultado desse trabalho são quatro cultivares de umbuzeiro melhores adaptadas às várias condições edafoclimáticas da região. Batizadas como BRS 48, BRS 52, BRS 55 e BRS 68, suas características atendem a demandas importantes da cadeia produtiva, principalmente para o processamento nas agroindústrias de doces, geleias, sucos, picolés, sorvetes, compotas e bebidas artesanais. 


Webinário
 
A última etapa do webinário ocorrerá no dia 02 de outubro, discutindo a “Situação Atual e Perspectivas do Umbu e outras Spondias no Nordeste”, com moderação do engenheiro agrônomo e extensionista da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER), Ewerton Bronzeado.

Os palestrantes serão: Denise Cardoso, presidenta da Coopercuc (Bahia), Maria Nazaré Alves de Queiróz, presidenta da Carimbu (Paraíba), José Roberto Nogueira, representante da Nossa Fruta (Ceará) e a engenheira agrônoma, Tiane Franco, da CONAB-PB.

Além da Embrapa, a realização é uma parceria da EMPAER, Sociedade Brasileira de Fruticultura e da Universidade Federal da Paraíba, por meio do Centro de Ciência Agrárias.

__________________________
 
SERVIÇO
O QUÊ: SEMINÁRIO ONLINE
TEMÁTICA: Produção e Valorização do Umbu e outras Spondias no Nordeste
QUANDO: 11 de setembro
HORÁRIO: Das 10h às 12h
AONDE: https://youtu.be/ZvNMFDAelXs

 

Dalmo Oliveira (0859 (MTE-PB))
Embrapa Alimentos e Territórios

Contatos para a imprensa

Telefone: (83) 98897.1340

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

semiaridoumbuspondiasumbu-giganteseminario-online