28/10/20 |   Biodiversidade  Gestão Estratégica  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Segurança alimentar, nutrição e saúde

Embrapa e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro celebram acordo de cooperação técnica para pesquisa em desenvolvimento territorial, alimentação e saúde

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: João Carrola | UTAD

João Carrola | UTAD - Vista parcial do Jardim Botânico da UTAD em Vila Real

Vista parcial do Jardim Botânico da UTAD em Vila Real

Parceria formal vai durar inicialmente cinco anos e abre novas fronteiras para
inovação, desenvolvimento científico e tecnológico entre Brasil e Portugal


Com o intuito de executar um planejamento de pesquisa para os próximos cinco anos, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) acabam de definir os termos finais de um acordo de cooperação técnica (ACT) para a realização conjunta de pesquisas nas áreas de Desenvolvimento Territorial, Alimentação e Saúde.

“O acordo é fruto da necessidade de consolidarmos uma parceria institucional de médio prazo com a UTAD, que é uma Universidade portuguesa com larga experiência especialmente nas áreas de atuação desta Unidade”, afirma João Flávio Veloso, chefe geral da Embrapa Alimentos e Territórios, centro de pesquisa da estatal instalado recentemente em Maceió (AL).

A UTAD será representada, na cooperação técnica, pelo seu Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD), disponibilizando recursos humanos, técnicos e institucionais necessários à obtenção dos resultados objetos das pesquisas. O Centro mantém grupos de investigação nas temáticas de Turismo, Identidades, Patrimônio Cultural, Inovação, Mercados, Organizações e ainda sobre Sociedade, Território, Recursos e Políticas.

Ambas as instituições deverão também franquear a utilização de suas infraestruturas técnicas, reciprocamente, aos pesquisadores, técnicos, empregados, envolvidos na execução de trabalhos vinculados ao acordo, e também envidar esforços na captação de recursos através de projetos de pesquisa. Embrapa e UTDA indicarão três profissionais de seus quadros de servidores para compor um grupo gestor do plano de trabalho a ser proposto. 

“A Embrapa vai se responsabilizar pela gestão operativa e organização de reuniões de discussão, criação e manutenção de repositório de documentos e de outras atividades necessárias ao bom funcionamento do plano de trabalho oriundo desse acordo”, diz Rodolfo Osorio de Oliveira, designado como coordenador por parte da estatal brasileira. Pela UTAD, a coordenação se dará pelo atual vice-reitor de Planeamento e Internacionalização, Artur Fernando Arede Correia Cristóvão.

Agenda de pesquisa

Artur Fernando Cristóvão fará a palestra de abertura, no próximo dia 03 de novembro, do Seminário Internacional Estratégias de Valorização de Produtos Agroalimentares, que vai reunir especialistas de Portugal, França, Peru e Argentina. Ele vai falar sobre a experiência portuguesa para valorização de produtos agrícolas e agroalimentares tradicionais em Portugal. O evento, idealizado pela Embrapa Alimentos e Territórios e pelo SEBRAE-AL, ocorre totalmente em ambiente virtual pela internet. 

A cooperação com a universidade portuguesa, que está localizada na cidade de Vila Real, na Região do Norte, tem como um dos focos iniciais a busca pelo incremento de qualidade aos produtos agroalimentares locais. A Embrapa se mostra efetivamente interessada em entender como se deram os esforços dos poderes públicos, das universidades e do terceiro setor naquele país, para a promoção de desenvolvimento territorial sustentável, revertendo as tendências dos processos de “despovoamento” e dando alternativas contra a desvitalização das economias rurais que também ocorreram em Portugal.

A parceria inédita deverá gerar frutos para novos modelos de turismo rural, na perspectiva de que esse tipo de empreendimento caminhe de mãos dadas com políticas públicas de preservação do ambiente. “O que buscamos garantir é o fortalecimento de uma estruturação, por parte dos governos e da iniciativa privada, para a manutenção das chamadas ‘paisagens culturais’ e inseri-las na economia local”, informa Veloso. 

Dalmo Oliveira (0859 MTE-PB)
Embrapa Alimentos e Territórios

Contatos para a imprensa

Telefone: (83) 988971340

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/