15/10/15 |   Agricultura familiar  Produção vegetal

Dia de Campo na TV - Tecnologias para uso racional da água na cafeicultura

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Este programa foi ao ar no dia 16 de outubro de 2015.

O Dia de Campo na TV vai falar sobre tecnologias para o uso racional da água na cafeicultura, desenvolvidas por instituições integrantes do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. As instituições têm buscado na tecnologia soluções para o uso racional da água, que é indispensável no dia a dia do campo para a manutenção das lavouras. As tecnologias contribuem com a produtividade e a qualidade do café e ajudam a reduzir os custos de produção, contribuindo com o aumento da renda dos cafeicultores e a sustentabilidade da cultura.

Estresse hídrico - Há mais de dez anos, pesquisadores do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, iniciaram estudos sobre a melhor forma de irrigar lavouras. A pesquisa se desenvolveu na Embrapa Cerrado, em Brasília/DF, com o objetivo de melhorar a produtividade e, principalmente, a qualidade dos frutos. A partir daí, teve início a pesquisa do estresse hídrico controlado, que mudou a tradicional cultura da irrigação durante todo o ano. A técnica consiste em suspender a irrigação entre os meses de junho e setembro. O objetivo é sincronizar e uniformizar o desenvolvimento dos botões florais e dos frutos. Esse processo permite a obtenção de mais de 85% de frutos cerejas no momento da colheita, o que é uma vantagem para a produção de cafés especiais, de maior valor agregado no mercado. Além disso, a tecnologia reduz o consumo de água e os custos de produção e aumenta a produtividade em torno de 15%. Representa mais qualidade à produção, e com investimento zero para o produtor.

Sistema de Limpeza de Águas Residuárias (SLAR) - Outra técnica importante é o cuidado dispensado durante a fase de pós-colheita do café. O processamento dos frutos do cafeeiro por via úmida -  que consiste na lavagem, descascamento e separação da casca - é uma atividade com alto consumo de água e geração de água residuária. Para reduzir o volume de água usada no processamento do café, foi desenvolvido o Sistema de Limpeza de Águas Residuárias – SLAR, que permite a economia de água em até 76%. O sistema, já disponível para todos cafeicultores, faz remoção de resíduos, permitindo a recirculação da água do processamento dos frutos de café. O material é usado depois na fertirrigação e na adubação orgânica das lavouras de café e de outras culturas. A cada nova recirculação da água, eleva-se a concentração de nutrientes.

Polímero hidrorretentor - Espécie de gel desenvolvido pela Universidade Federal de Lavras, é uma tecnologia que permite o plantio antecipado do café, antes do período das chuvas. A planta ganha uma reserva de água para uso durante a estiagem, o que permite melhor pegamento das mudas e redução do replantio. A aplicação do polímero hidrorretentor é fácil e vem sendo usado em plantios de café -  desde a formação da muda até a implantação da lavoura, em áreas de sequeiro. A tecnologia também permite que a cultura se desenvolva de forma mais uniforme.

Participaram dessas pesquisas a Embrapa Café, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES. Além deles, contribuíram com as tecnologias a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig, a Universidade Federal de Viçosa – UFV e a Universidade Federal de Lavras - Ufla. Todas as instituições fazem parte do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

O Dia de Campo na TV Tecnologias para uso racional da água na cafeicultura foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica em parceria com Embrapa Café (Brasília/DF), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Flávia Bessa (MTb 4469/DF)
Embrapa Café

Contatos para a imprensa

Telefone: 61) 3448-4010

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/