12/04/22 |   Agroindústria

Artigo: Kafta vegetal na Anufood 2022

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Kadijah Suleiman

Kadijah Suleiman -

Autores: Janice Ribeiro Lima (pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Rio de Janeiro) e André de Souza Dutra (chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroindústria de Alimentos)

A Kafta Amazonika, novo produto feito de plantas, promete movimentar a Anufood 2022. Desenvolvida pela parceria da Embrapa com a Sottile Alimentos, conhecida pela marca Amazonika Mundi, a kafta tem características similares à análoga de origem animal. O produto foi desenvolvido por meio de um contrato de cooperação técnica e financeira entre as empresas, o que permitiu que os resultados do projeto fossem diretamente aos mercados, possibilitando à sociedade o acesso a essa inovação na área da alimentação.

A kafta vegetal faz parte de um grupo de alimentos conhecidos como plant-based, com aparência, textura e sabor que se assemelham aos feitos com proteína animal. São produtos que visam suprir a memória afetiva de quem está reduzindo o consumo de proteína animal, mas atendem também aos consumidores vegetarianos e veganos. Segundo o The Good Food Institute (GFI), o setor de proteínas alternativas recebeu investimento recorde de US$ 5 bilhões em 2021, 60% a mais que em 2020.

Um dos ingredientes da nova kafta vegetal é a fibra de caju, um coproduto obtido no processamento do suco, tratada de modo a ficar com características neutras de sabor e odor. Seu uso atende a duas tendências do mercado: a sustentabilidade por ajudar na utilização integral do fruto e diminuir os resíduos na indústria, e a saudabilidade por acrescentar, a um produto análogo à carne, um ingrediente que não está presente em sua composição e que contribui para a saúde gastrointestinal. Além disso, são utilizados, também, ingredientes provenientes da Amazônia, como o cogumelo Yanomami desidratado, a farinha de babaçu e a pimenta indígena assîsî. O uso desses ingredientes, produzidos por pequenos produtores da região Norte do Brasil, impacta positivamente famílias indígenas da Amazônia.

Mas a grande questão é: a Kafta Amazonika é boa? Bem, se você pretende reduzir o consumo de produtos de origem animal, mas sente falta de seus sabores, provavelmente vai gostar. Se você é vegetariano ou vegano e guarda uma memória afetiva de alguns produtos de origem animal, provavelmente também vai gostar. Nosso conselho: prove sem preconceitos, você vai se surpreender.

Revisão: Kadijah Suleiman (MTb 22.729/RJ)
Embrapa Agroindústria de Alimentos

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

kafta-amazonikakafta-plant-based