22/09/22 |   ILPF

Embaixador da Nigéria conhece sistemas sustentáveis de produção em fazenda da Embrapa em São Carlos (SP)

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Gisele Rosso

Gisele Rosso - Embaixador Muhammad Makarfi Ahmad e pesquisador Alberto Bernardi

Embaixador Muhammad Makarfi Ahmad e pesquisador Alberto Bernardi

A Embrapa Pecuária Sudeste recebeu, nesta quinta-feira, 22 de setembro, a visita do embaixador Muhammad Makarfi Ahmad, da Nigéria. O embaixador e sua comitiva conheceram vários modelos sustentáveis de produção pecuária, tanto de gado de corte, como de leite, na Fazenda Canchim, sede do centro de pesquisa. O diplomata nigeriano destacou o interesse de estreitar relações com o país, principalmente com a Embrapa, que contribuiu para o Brasil sair de um modelo importador de alimentos para exportador. A ideia é estabelecer cooperações e intercâmbio para a troca de conhecimentos tecnológicos e científicos voltados ao setor agropecuário. Muhammad Ahmad também é professor, mestre e doutor em Economia Agrícola.

 

Segundo o pesquisador Alberto Bernardi, articulador internacionalda Embrapa Pecuária Sudeste, o embaixador conheceu os sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), modelos de sustentabilidade que integram árvores, gado e grãos em uma mesma área. “Ele ficou bastante impressionado com o que viu, principalmente pelo impacto positivo ao meio ambiente e a mitigação de gases de efeito estufa. O embaixador acredita ser possível replicar esses modelos em seu país, já que as condições climáticas são muito parecidas com o Brasil”, explicou Bernardi, que recebeu os visitantes internacionais.

 

ILPF

Segundo dados da Plataforma ABC, estima-se que o País atualmente tem mais de 18 milhões de hectares de sistemas integrados. Esses sistemas reúnem, na mesma área, diversas culturas, como produção de grãos, carne, leite, energia e madeira. Não existe um padrão único, por isso é importante que o produtor conheça as possibilidades e busque o melhor modelo para adequar à realidade da fazenda.

Apesar de serem sistemas complexos, os benefícios da implantação são vários. Além de diversificar a produção, proporcionar bem-estar animal e melhorar a renda do pecuarista, a ILPF tem grande potencial para recuperar áreas degradadas, aumentar carbono no solo, reduzir a emissão de gases de efeito estufa, desenvolver pastagens com melhor qualidade e diminuir riscos financeiros.

Gisele Rosso (MTE 3091/PR)
Embrapa Pecuária Sudeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 3411-5625

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

ilpfatuacao-internacionalnigeriaembaixadorembaixada