02/12/22 |   Melhoramento genético  Transferência de Tecnologia

Inscrições abertas para o IV Simpósio Brasileiro de Batata-doce: Desafios e Oportunidades

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Encontram-se abertas as inscrições para o IV Simpósio Brasileiro de Batata-doce, que será realizado nos dias 13 e 14 de abril de 2023, com supervisão da Escola de Ciências Agrárias (ESAL) da Universidade Federal de Lavras (MG) e participação de instituições parceiras como a Embrapa Hortaliças (Brasília - DF). O evento terá formato híbrido, com palestras e mesas redondas presenciais e on-line, com o intuito de possibilitar a participação de um número maior de pessoas. Outra novidade será a realização de dia de campo com a exposição de diversas cultivares de batata-doce.

O simpósio contará com a presença de pesquisadores, técnicos e especialistas que discutirão diversas abordagens relacionadas à cultura, especialmente no tocante ao melhoramento genético da planta. Nesse campo, de acordo com os organizadores, destaque para os usos potenciais e os novos desafios da utilização da batata-doce na alimentação humana e animal, ornamental e no processamento industrial, a partir do desenvolvimento de cultivares com características superiores para atender esses nichos. Os resultados obtidos com as pesquisas nessas áreas serão objeto de palestras, mesa-redonda e minicurso que contarão com a participação de professores, pesquisadores, estudantes, técnicos e produtores.

Para a pesquisadora Larissa Vendrame, que coordena as pesquisas de melhoramento genético de batata-doce na Embrapa Hortaliças e faz parte da comissão organizadora do simpósio, a programação procurou dar sequência aos assuntos contemplados na última edição e apresentar as inovações tecnológicas resultantes dos trabalhos de pesquisas mais recentes, e que incluem novas cultivares com variadas aptidões.

“A batata-doce apresenta grande versatilidade de formas de uso da planta, sendo possível o seu aproveitamento da raiz às folhas. Vamos apresentar e discutir as tecnologias disponíveis para que a cadeia de valor dessa hortaliça possa explorar ao máximo o seu potencial”, pontua a pesquisadora. 

Resumos

Os interessados têm até 13 de março para submeter os resumos acadêmicos. As informações e orientações estão disponível neste link. Haverá apresentações na forma oral e na forma de pôster

Anelise Macedo (MTB 2.749/DF)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385-9109

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/