07/12/22 |

Boletim agrometeorológico mostra comportamento das chuvas no início da safra em Mato Grosso

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Gabriel Faria

Gabriel Faria -

Já está disponível para consulta dos produtores rurais e demais interessados o primeiro Boletim Agrometeorológico da safra 2022/2023, elaborado pela Embrapa Agrossilvipastoril. O documento mostra como foi o comportamento das chuvas na época de semeadura da soja em Mato Grosso.

De acordo com o boletim elaborado pelo pesquisador Jorge Lulu, a condição climática esteve propícia ao bom desenvolvimento inicial da lavoura na maioria das regiões, entretanto, houve registro de ausência de chuvas por vários dias nas regiões leste e oeste do estado. Isso causou replantios pontuais e a suspensão da semeadura em algumas regiões.

“A redução no ritmo de plantio pode refletir na semeadura do milho de segunda safra, sobretudo no leste mato-grossense”, afirma Jorge Lulu.

Este primeiro Boletim contempla o período de agosto até o dia 17 de novembro e mostra que, nos dias monitorados, em novembro houve baixa precipitação acumulada em boa parte do estado. Dados da estação meteorológica da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop, indicaram apenas 1mm de chuva nos dez primeiros dias do mês.

A mesma estação meteorológica registrou 345,7 mm de chuva em outubro, o maior valor acumulado para o mês nos últimos cinco anos. Esse volume fez com que a reposição hídrica do solo ocorresse já no segundo decêndio de outubro, período mais do que nos anos anteriores, quando esse patamar foi atingido somente em novembro.

Esta é a 19ª edição do Boletim Agrometeorológico elaborado pela Embrapa Agrossilvipastoril. A cada safra são três edições, sendo uma mostrando o período de semeadura da safra, outro a colheita e semeadura da segunda safra e o terceiro retratando o comportamento das chuvas durante a segunda safra.

Este documento serve como apoio para produtores rurais e setor de seguro agrícola em casos de frustração de safra devido às condições meteorológicas.

Gabriel Faria (MTB 15.624 MG)
Embrapa Agrossilvipastoril

Contatos para a imprensa

Telefone: 66 3211-4227

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

chuvaboletim-agrometeorologicosafra-2022-2023