07/12/22 |   ILPF

Programa ILPF SP ocorre em seis regiões do estado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Gisele Rosso

Gisele Rosso - Sistemas de integração

Sistemas de integração

A segunda fase do programa ILPF em São Paulo está em andamento. Seis regiões do Estado serão contempladas. Na quarta e quinta-feira, 07 e 08 de dezembro, técnicos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da região de Itapetininga receberam pesquisadores da Embrapa para capacitação em sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Mais de 20 profissionais participam do encontro. O pesquisador Felipe Tonato, da Embrapa Pecuária Sudeste, fala nesta quarta sobre Manejo de pastagem nos sistemas integrados. Os pesquisadores Priscila Oliveira, da Embrapa Meio Ambiente, Marcela Vinholis e José Alberto Portugal, da  Embrapa Pecuária Sudeste, também contribuem na capacitação dos técnicos da CATI.

Amanhã, o encontro será no sítio Barcelona, no município de Alambari. Na propriedade será implantado o sistema de integração com apoio da Embrapa.

A segunda fase começou em novembro, quando foram treinados os extensionistas da região de Ribeirão Preto. O cronograma desta etapa continua a partir de janeiro de 2023 nas outras quatro regiões: Barretos, Dracena, Pindamonhangaba e Mogi Mirim.

 

Programa

O objetivo do ILPF SP é ampliar em 1 milhão de hectares a área de sistemas de integração no Estado de São Paulo. Para isso, a Embrapa, a Rede ILPF e a CATI iniciaram, em setembro de 2022, um projeto de capacitação continuada com mais de 100 técnicos em todo estado.

Com a ampliação dos modelos integrados no estado, o programa pretende reduzir os custos globais de produção na agropecuária, contribuir com a mitigação de gases de efeito estufa, melhorar a disponibilidade de alimentação animal na estação seca, recuperar pastagens degradadas e melhorar as condições do solo em áreas de lavoura.

Os sistemas ILPF são estratégias recomendadas pela Embrapa para aumentar a produtividade, além de produzir com sustentabilidade, gerando benefícios econômicos e ambientais.

 

ODS

Com a adoção dessas práticas e disseminação pelos técnicos, por meio da capacitação, a Embrapa Pecuária Sudeste contribui com dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável; ODS 13 - Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.

Gisele Rosso (MTE 3091/PR)
Embrapa Pecuária Sudeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 3411-5625

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/