07/12/22 |   Transferência de Tecnologia

Agricultores conhecem resultados da cultura da mandioca em Itacoatiara, AM

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Maria José Tupinambá

Maria José Tupinambá - Produtores participaram de evento em Lindoia, município de Itacoatiara, AM

Produtores participaram de evento em Lindoia, município de Itacoatiara, AM

A Embrapa Amazônia Ocidental promoveu, no dia 6 de dezembro, na Vila de Lindóia, em Itacoatiara (AM),  o workshop 'Transferência de Tecnologia para a Cultura da Mandioca'. O evento teve por objetivo apresentar os resultados das ações realizadas na Unidade de Referência Tecnológica (URT) instalada em área de produtor rural, ressaltando a importância da divulgação no processo de socialização do conhecimento e disponibilizar os dados para as instituições do setor primário.

Os palestrantes foram os pesquisadores Ferdinando Barreto, Rosângela dos Reis, Olenilson Pinheiro e os técnicos Antonio Sabino e José Francisco Guedes. A atividade fez parte do projeto “Transferência de Tecnologia por meio da implantação de URTs, para inovação agropecuária, e capacitação para melhoria do sistema de produtivo da  cultura da mandioca no município de Itacoatiara”, com recursos de emenda parlamentar do senador Plínio Valério (PSDB-AM). 

A URT contém plantios de cultivares de mandioca e macaxeira das variedades Aipim Manteiga, BRS Purus, Jacundá e Lindóia, que, ao longo de um ano, serviu para a equipe técnica da Embrapa realizar aulas práticas de capacitação e para distribuição de manivas-sementes aos agricultores das comunidades. Serviu ainda para multiplicar materiais dos próprios agricultores, os quais serão disponibilizados para as famílias e realizar capacitação técnica e outros eventos voltados a agricultores e técnicos de extensão rural.

Com os recursos da emenda parlamentar e apoio recebido por meio de acordo de trabalho com a Prefeitura de Itacoatiara, a Embrapa instalou três URTs em Itacoatiara, nas comunidades do Ramal da Paz, da Vila de Lindóia e do Rio Arari.

O pesquisador Ferdinando Barreto falou da importância da mandioca na segurança alimentar e na geração de trabalho e renda no campo. Citou dados da pesquisa que comprovam a eficiência das variedades recomendadas pela Embrapa em conjunto com uma série de cuidados técnicos como espaçamento, adubação e tempo adequado de adubação e colheita. Os técnicos Antonio Sabino e José Guedes falaram sobre mecanização e produção de mudas sementes de mandioca, respectivamente.

O pesquisador José Olenilson apresentou um quadro mostrando que a produtividade média da mandioca no Amazonas pode passar de 11,7 toneladas por hectare para até 30 toneladas, se adotada a tecnologia Embrapa, baseada no trio da produtividade: técnica de seleção de manivas, espaçamento adequado e controle de plantas daninhas. Chamou atenção para a necessidade de melhorias nas casas de farinha com melhor estrutura, cuidados e higiene, assuntos esses que serão discutidos em um curso que a Embrapa promoverá na próxima segunda-feira, aos agricultores de Lindoia.

Para a realização do workshop, a Embrapa contou com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Prefeitura Municipal de Itacoatiara, grupo Formigueiro de Lindoia e do Fórum de Agricultura Familiar de Itacoatiara.

 

 

Maria José Tupinambá (114 DRT-AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 3303-7898

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

mandiocaemenda-parlamentar